Combustíveis: Presidente da República esteve permanentemente informado - Costa

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 abr 2019 (Lusa) - O primeiro-ministro afirmou hoje que, ao longo da crise dos combustíveis e das negociações entre motoristas de substâncias perigosas e patrões do setor, o Presidente da República esteve sempre informado pelo Governo sobre a evolução do processo.

"Neste caso, como em todos os outros, o Governo tem cumprido sempre, sem nenhuma queixa por parte do senhor Presidente da República, o dever de o manter permanentemente informado dos assuntos relevantes para a governação interna e externa do país", declarou à agência Lusa António Costa, depois de interrogado sobre em que medida o chefe de Estado esteve a par da evolução dos acontecimentos e da linha estratégica seguida pelo executivo para aproximar o sindicato em greve e a Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM).

"Durante a noite passada [de quarta-feira], tive a oportunidade de falar com o Presidente da República várias vezes, em torno da primeira negociação", referiu o líder do executivo, numa alusão à fase em que o Governo tinha como objetivo cimeiro alargar a todo o território nacional a cobertura dos serviços mínimos no abastecimento de combustível.

Já hoje, segundo o primeiro-ministro, "logo entre as 06:00 e as 08:00, o Governo teve a oportunidade de informar o chefe da Casa Civil [da Presidência da República] - e antecipadamente - da conclusão do acordo que tinha sido obtido para ultrapassar a situação de greve".

"Como sempre, mantemos o senhor Presidente da República a par e passo informado de todas as matérias que dizem respeito à governação do país, como é nosso dever e como tem, aliás, contribuído muito positivamente para a excelente relação de cooperação institucional que tem existido entre Presidente da República e Governo", acrescentou António Costa.

A greve dos motoristas de matérias perigosas terminou hoje de manhã, depois de o sindicato e a ANTRAM terem chegado a acordo ao início da manhã.

No acordo assinado, a ANTRAM e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) comprometem-se a concluir até dia 31 de dezembro um processo de negociação coletiva.

A negociação coletiva deverá assentar nos seguintes princípios de valorização: individualização da atividade no âmbito da tabela salarial, subsídio de risco, formação especial, seguros de vida específicos e exames médicos específicos.

A greve nacional dos motoristas de matérias perigosas teve início às 00:00 de segunda-feira, convocada pelo SNMMP.

PMF // VAM

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.