Atletas ucranianos abandonam Jogos Olímpicos

Atletas ucranianos abandonam Jogos Olímpicos
| Desporto
Porto Canal

Alguns atletas ucranianos abandonaram os Jogos Olímpicos de Inverno devido à violência no pais natal que já causou 28 mortos. As provas terminam no próximo domingo.

"Em solidariedade com os manifestantes e contra as acções criminosas contra eles e a irresponsabilidade do presidente e do Governo recusamos continuar a participar nos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014", pode ler-se num comunicado citado pela Associated Press.

A esquiadora Bogdana Matsotska foi uma das atletas que alegou que a sua decisão em abandonar o evento desportivo teve como objetivo mostrar "solidariedade" com os manifestantes e as vítimas da violência em Kiev.

"A minha filha está extremamente zangada com o Presidente Viktor Yanukovych. Em vez de resolver o conflito através de negociações tem enterrado as últimas esperanças na nação em sangue", afirmou Zeg Matsotsky, pai e treinador da atleta.

O presidente do comité olímpico ucraniano, Sergei Bubka, disse respeitar a decisão de alguns atletas, mas apelou aos restantes para continuarem na competição como "sinal de unidade."

"Alguns atletas deixaram claro que querem ir para casa. Mas é preciso mostrar unidade", afirmou Sergei Bubka.

Também o porta-voz do comité internacional olímpico, Mark Adams, garantiu perceber a decisão dos atletas, pedindo ainda força e entreajuda ao colectivo. "Eu creio que alguns decidiram voltar a casa e o presidente do comité olímpico ucraniano Sergueï Bubka disse que respeita absolutamente o direito de cada um tomar as suas próprias decisões", afirmou Mark Adams.

A Ucrânia enviou uma delegação de 43 atletas para os Jogos Olímpicos de Sotchi, na Rússia.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão.

FC Porto: Mira apontada ao Sporting no Olival

Clássico da 31.ª jornada da Liga joga-se às 20h30 de domingo no Estádio do Dragão.

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).