Jordi Savall atua no 34.º Festival de Música Internacional do Algarve

| País
Porto Canal com Lusa

Portimão, Faro, 16 abr 2019 (Lusa) - O músico catalão Jordi Savall vai atuar no 34.º Festival Internacional de Música do Algarve (FIMA), em espetáculo marcado para o dia 26 de abril, no Teatro Municipal de Portimão, acompanhado pelo ensemble Hespèrion XXI.

O compositor e maestro vai apresentar um repertório que é uma mistura de canções tradicionais irlandesas e escocesas agrupadas em várias obras dedicadas à viola celta, acompanhado pelos músicos britânicos Andrew Lawrence-King (harpa irlandesa e saltério) e Frank McGuire (bodhran - instrumento musical irlandês de percussão).

Apesar de Savall e de o agrupamento Hespèrion XXI terem consolidado a sua reputação mundial como intérpretes de música antiga e do período barroco, "esta é mais uma das suas incursões de grande sucesso pelas músicas 'étnicas', num perfeito equilíbrio entre a tradição e a modernidade", refere a organização do festival, em comunicado.

Segundo a organização do FIMA, Jordi Savall descreve este programa como "um diálogo entre o homem e a natureza, entre o antigo e o Novo mundo"

Distinguido com o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural, em 2015, o maestro catalão, intérprete de viola da gamba e musicólogo, de 76 anos, com mais de cinco décadas de carreira dedicadas à música antiga, mantém há muito uma presença assídua em Portugal nas temporadas da Gulbenkian Música, com passagens, entre outras, pelo Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim e Festival In Spiritum, no Porto, sem esquecer os antigos ciclos dos Concertos Em Órbita e do Festival dos Capuchos, que remontam ao início da década de 1980.

O Hespèrion XXI foi fundado por Savall e Montserrat Figueras em 1974, sob a designação inicial de Hespèrion XX, para a investigação e divulgação da música pré-romântica, em particular, com a dupla a formar também, 13 anos mais tarde, La Capella Reial de Catalunya, para o repertório vocal coral antigo, e, em 1989, a orquestra Le Concert des Nations, vocacionada para o repertório barroco.

Com estas formações, Savall e Figueras criaram uma extensa obra discográfica, que engloba mais de 230 títulos, na maioria publicados desde 1998, na editora criada pelo próprio músico, a Alia Vox.

O espetáculo agendado para o dia 26 de abril, no Teatro Municipal de Portimão, tem início marcado para as 21:30.

JPC // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.