Rússia pede à UE para convencer oposição a cooperar com as autoridades

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 19 fev (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, pediu hoje à União Europeia (UE) para convencer a oposição ucraniana a cooperar com as autoridades e a distanciar-se das forças radicais que querem fazer "um golpe de Estado".

Lavrov pediu à UE "para tirar proveito dos seus contactos próximos e diários com a oposição para exortá-los a cooperar com as autoridades ucranianas e ao seu firme distanciamento das forças radicais que desencadearam protestos sangrentos e estão a caminhar para um golpe de Estado", durante uma conversa telefónica com o seu homólogo alemão Frank-Walter Steinmeier, informou o ministério russo num comunicado.

Steinmeier irá deslocar-se na quinta-feira de manhã a Kiev com os seus homólogos francês e polaco, Laurent Fabius e Radoslaw Sikorski, respetivamente, "para restabelecer o diálogo político entre a oposição e o poder", segundo afirmou o ministro francês.

Esta visita será realizada algumas horas antes de uma reunião de crise em Bruxelas que irá reunir os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 28 Estados-membros da União Europeu (UE).

No encontro, os ministros vão analisar os recentes confrontos violentos na Ucrânia, que fizeram pelo menos 26 mortos na capital ucraniana, bem como tentar encontrar uma resposta comum da UE e avaliar eventuais sanções contra os responsáveis pela repressão.

Na terça-feira, numa reação aos confrontos de Kiev, Moscovo defendeu que o regresso da violência era "resultado" da política dos ocidentais.

"O que está a acontecer é o resultado direto da política de apaziguamento dos políticos ocidentais e das estruturas europeias que, desde o início da crise, fecharam os olhos aos atos agressivos das forças radicais na Ucrânia, encorajando a escalada e as provocações contra o poder legal", criticou então, num comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

SCA // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Pedro Sánchez não se demite e diz-se "vítima de mentiras"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.