Ucrânia: Governo português "preocupado", remete decisão sobre sanções para quinta-feira

| Mundo
Porto Canal / Agências

Maputo, 19 fev (Lusa) - Portugal está "preocupado" com a situação na Ucrânia, mas só tomará uma posição sobre eventuais sanções àquele país na quinta-feira, depois de os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus se reunirem em Bruxelas, afirmou hoje o chefe da diplomacia portuguesa, Rui Machete.

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros português, que falava hoje em Maputo à margem de um encontro com o seu homólogo moçambicano, Odemiro Baloi, Portugal quer ver "restabelecida a tranquilidade" na Ucrânia e encontrar "soluções duradouras" para a situação de instabilidade política que aquele país atravessa.

"A posição de Portugal vai depender da reunião que, amanhã [quinta-feira], se realizará em Bruxelas, dos ministros dos Negócios Estrangeiros, em que não estarei presente, mas representado pelo senhor secretário de Estado dos Assuntos Europeus", disse Rui Machete à saída de um encontro com Odemiro Baloi.

De acordo com o ministro português, a aplicação de sanções ao Governo de Kiev, liderado por Viktor Ianukovich, que alguns responsáveis europeus reclamam, está dependente da reunião dos seus homólogos em Bruxelas.

"Se essas medidas [para o restabelecimento da tranquilidade] envolvem ou não sanções depende muito do tipo de conclusões que viermos a ter" em Bruxelas, afirmou Machete.

A crise política na Ucrânia começou em finais de novembro quando milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra a decisão do presidente de suspender os preparativos para a assinatura de um acordo de associação com a União Europeia e de reforçar as relações com a Rússia.

A situação agravou-se na terça-feira à noite com violentos confrontos entre a polícia e manifestantes na praça Maidan, junto ao parlamento de Kiev, que se saldaram em pelo menos 26 mortos e mais de 200 feridos.

Rui Machete encontra-se em Maputo para participar, na quinta-feira, na Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

EMYP // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.