Limpeza da costa de Gaia arrancou com a colaboração do Regimento da Serra do Pilar

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 19 fev (Lusa) - O Regimento de Artilharia da Serra do Pilar e a empresa Águas de Gaia estão a trabalhar desde terça-feira na limpeza de 15 quilómetros da costa do concelho, retirando o entulho que resulta do mau tempo.

Hoje, numa primeira visita à praia Grão d'Areia, no Canidelo, uma das mais afetadas pelas intempéries deste inverno, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, adiantou que as obras de reorganização da costa do concelho custarão "entre dois milhões a dois milhões e meio de euros".

De acordo com o autarca, 85% desta verba será paga pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e 15% pela Câmara Municipal de Gaia.

"Estamos a ter um inverno muito duro que destruiu grande parte dos quilómetros de praia que temos em Vila Nova de Gaia (...). Não tivemos o mediatismo dos azares porque não houve um mega restaurante atingido, mas temos dez vezes mais território afetado do que outros municípios", referiu Eduardo Vítor Rodrigues.

O autarca adiantou que as obras de recuperação incluirão apoios de praia, passadiços e regeneradores dunares. Vítor Rodrigues disse estar convicto de que a empreitada ficará pronta "bem a tempo da próxima época balnear".

"Dependemos do estado do tempo e da APA, mas o diálogo com a agência tem corrido bem. As obras vão incluir o redesenhar do curso dos passadiços para prevenir novas eventualidades", afirmou o presidente.

A limpeza da costa está a ser feita pelo Regimento de Artilharia da Serra do Pilar e pela empresa Águas de Gaia.

De acordo com o tenente-coronel Rui Ribeiro, segundo comandante do Regimento de Artilharia n.º 5, estão mobilizados diariamente 20 militares nesta operação, sendo que serão "substituídos semanalmente para que possam fazer o treino regular e manterem a motivação".

Já o responsável da Águas de Gaia, Silva Martins, apontou ter oito pessoas envolvidas nesta limpeza, "essencialmente para fazer o transporte daquilo que os militares recolhem na praia", e destacou a boa colaboração entre esta empresa e o Regimento, que está localizado na Serra do Pilar, algo, aliás, que também Eduardo Vítor Rodrigues quis sublinhar.

"Quando tanta gente põe em dúvida a pertinência do Regimento de Artilharia da Serra do Pilar e recomenda a concentração das forças militares em outros locais, nós temos de sublinhar a importância para Vila Nova de Gaia de ter cá o Regimento. Esta é também uma mensagem que a Câmara de Gaia manda para o poder central", concluiu o autarca.

PYT // JAP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Habitação para os jovens? Eis as medidas do Governo

As medidas de habitação para os jovens vão ser aprovadas num Conselho de Ministros extraordinário dedicado ao tema, disse esta sexta-feira o ministro da Habitação, sublinhando que esta área não pode ser o "parente pobre" do Estado social.

Segurança reforçada aos fins de semana no Jardim do Morro em Gaia

As autoridades aumentaram a vigilância no Jardim do Morro, perto da Ponte Luís I, em Gaia, principalmente aos fins de semana. A Polícia Municipal, os bombeiros e a PSP vão estar mais presentes no local para garantir a segurança dos visitantes.

Aurora boreal cobre de "magia" céus a Norte

Os céus de Portugal foram esta sexta-feira à noite 'contemplados' com auroras boreais, fenómeno associado a uma tempestade solar de rara intensidade que está a afetar a Terra.