China "respeita sistema social e estilo de vida de Taiwan", diz Xi Jinping

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 19 fev (lusa) - O Presidente chinês, Xi Jinping, disse que a China "respeita o sistema social e estilo de vida de Taiwan" e "está disposta a partilhar as oportunidades de desenvolvimento do continente com os compatriotas" da ilha.

"Compreendemos plenamente o que os compatriotas de Taiwan sentem", disse Xi Jinping num encontro com o antigo vice-Presidente de Taiwan e presidente honorário do Partido Nacionalista (Koumintang), Lian Chan, na terça-feira, em Pequim.

"A afetividade familiar ajudará a sarar feridas passadas e a sinceridade ajudará a resolver os problemas existentes. Pertencemos à mesma nação, e isso não mudou nem nunca mudará", acrescentou.

Taiwan e a República Popular da China estão separadas desde o final da guerra civil no continente chinês, ganha pelo Partido Comunista, em 1949.

Desde então, as duas partes viveram quase sempre em estado de tensão e só em 2008 foram restauradas as ligações diretas.

Xi Jinping reconheceu que, "por razões históricas e práticas, alguns problemas não podem ser resolvidos imediatamente", mas mostrou-se confiante na abertura de "consultas políticas".

"Acredito que as pessoas dos dois lados do Estreito de Taiwan têm a sabedoria suficiente para encontrar uma solução", disse.

Xi Jinping é também secretário-geral do Partido Comunista Chinês e foi nessa qualidade que se encontrou com Lian Chan.

Taiwan, a ilha onde se refugiou o antigo Governo chinês e que continua a assumir-se como representante da República da China (sem o adjetivo popular), é vista por Pequim como uma província e não uma entidade política soberana.

Ma Ying-jeou, o atual Presidente da ilha e líder do Koumintang, é sempre referido na imprensa oficial chinesa como "líder de Taiwan" e não como Presidente da República.

O Governo da República Popular defende a "reunificação pacífica", segundo a mesma fórmula adotada para Hong Kong e Macau ("um país, dois sistemas"), mas ameaça "usar a força" se Taiwan declarar a independência.

AC // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.