Câmara de Penamacor sem verba para recuperar imóvel classificado

| País
Porto Canal / Agências

Penamacor, 18 fev (Lusa) - A Câmara de Penamacor não tem verbas para recuperar a antiga Casa do Teatro, localizada em Pedrógão de São Pedro, um edifício que foi recentemente classificado como monumento de interesse público, disse hoje o presidente da autarquia.

Em declarações à Lusa, António Luís Beites esclareceu que o valor de uma eventual recuperação "seria absolutamente incomportável" para as contas do município, porque "atualmente o imóvel está em avançado estado de degradação, só restando as quatro paredes", uma das quais em risco iminente de ruína.

"Infelizmente, esta classificação não traz com ela a verba necessária para fazer obras e na câmara também não dispomos do orçamento que nos permita fazer um investimento de tão elevada monta", lamentou.

O autarca ressalvou que a situação poderá ser revertida, caso seja encontrado um financiamento.

"Ficarmos atentos a todos os programas para verificar se existe algum a que possamos candidatar a algum projeto", apontou.

António Luís Beites referiu ainda que será pedido um parecer ao Instituto de Gestão do Património Arquitetónico (IGESPAR), mas "tendo em conta o atual estado de degradação", a autarquia vai proceder "de imediato" aos trabalhos necessários para tentar evitar a queda da parede que está em risco.

O presidente da câmara, que foi eleito a 29 de setembro, desconhece as circunstâncias que levaram ao abandono do edifício, mas sublinha que o mesmo já estava desocupado e abandonado quando foi adquirido pelo município, há cerca de 10 anos.

A classificação como monumento de interesse público da Casa de Teatro de Pedrógão foi publicada em Diário da República no dia 12 de fevereiro.

A portaria refere que "apesar de interiormente descaracterizada, por via do mau uso e relativo abandono a que foi sujeita a partir da segunda década do século XX, a Casa do Teatro constitui uma importante referência social e cultural da localidade, sendo mesmo possível que se trate de um dos mais antigos teatros da região ou mesmo do território nacional".

Em termos arquitetónicos, é referido que o imóvel, que está enquadrado no núcleo histórico de Pedrógão, foi erguido em 1616 e que tem "uma sóbria construção vernacular, em cujo exterior se destacam as cantarias graníticas".

 

CYC // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.