Fundos comunitários preocupam Assembleia Municipal do Porto, PSD isolado

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 18 fev (Lusa) - Os fundos comunitários para o período 2014-2020 dominaram a sessão da Assembleia Municipal do Porto realizada segunda-feira à noite e a maioria das forças políticas exprimiu receios face a um eventual prejuízo da cidade e da região.

A nota dissonante veio do PSD, que através do coordenador do seu grupo Municipal, Luís Artur, afirmou que "a Região Norte pode vir a ter o melhor Quadro Comunitário de sempre".

O debate sobre esta questão, requerido pelo Bloco de Esquerda (BE), fez com que a assembleia terminasse cerca das 01:45, ou seja, quatro horas e meia após o seu início.

O BE teve em conta as preocupações que o autarca portuense manifestou face à distribuição de fundos para projetos e com os prazos de candidatura.

Os social-democratas apresentaram uma moção defendendo, nomeadamente, que a Assembleia devia "saudar o Governo de Portugal por ter anunciado desde já que 94% dos fundos do próximo quadro de apoio vão ser dirigidos para fora de Lisboa e que a Região Norte vai mais 24,8%" do que anterior programa.

Luís Artur considerou que o presidente da Câmara, Rui Moreira, "não tem razão nas principais críticas que fez ao Governo" sobre esta matéria, disse que "o Governo esteve bem" e deu como exemplo o próximo Programa Operacional Norte, que, realçou, será dotado com "mais 700 milhões de euros".

No final, os deputados votaram ponto a ponto as quatro moções apresentadas -- do BE, do PSD, da CDU e do Porto O Nosso Partido/PS.

A moção social-democrata foi a única que viu os seus pontos reprovados, devido aos votos contra dos restantes partidos.

A deputada Ana Teresa Lehmann, eleita pelo grupo municipal Porto O Nosso Partido, de Rui Moreira, sustentou que o tema devia "unir" todos e censurou Luís Artur.

"Não sei que interesse representa, mas certamente não são os da sua cidade", afirmou, referindo-se ao eleito social-democrata.

Para Ana Teresa Lehmann, Rui Moreira "esteve bem, porque mais vale prevenir do que depois ir para os cuidados paliativos".

Também a CDU criticou o Governo PSD/CDS-PP pela "falta de opacidade e transparência" na proposta de Acordo de Parceria relativamente as prioridades de financiamento com fundos estruturais europeus para o período 2014-2020.

"O Governo optou por elaborar e apresentar publicamente uma proposta final de Acordo de Parceria sem que tenha suscitado ou ocorrido um debate político prévio", notou a CDU, através de Honório Novo.

O PS e o grupo Porto O Nosso Partido apresentaram uma moção conjunta, na qual defendem que o Governo deve permitir a "participação oportuna de todas as entidades regionais com interesse relevante no processo de negociação e execução do Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020".

A moção do BE, também aprovada, e sem votos contra, defende "que o município do Porto seja parceiro efetivo no processo de distribuição e controlo a aplicação de fundos comunitários" e, ainda, "que seja desbloqueado o processo de regionalização administrativa".

Rui Moreira fez a intervenção final, tendo dito que se nota "alguma evolução positiva desde a proposta informal (de Acordo de Parceria), entregue em outubro, até à proposta formal", apresentada em 31 de janeiro.

O novo texto é "menos equívoco quanto a algumas matérias, ainda que permaneça insuficientemente claro em relação a várias outras", referiu ainda o autarca.

AYM// FV.

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).