Novo presidente da Assembleia Municipal do Porto prometeu "equidistância"

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 17 fev (Lusa) - O novo presidente da Assembleia Municipal do Porto, Miguel Pereira Leite, prometeu "independência e equidistância" na condução dos trabalhos e disse querer contribuir para que estes decorram com "cada vez maior elevação".

Miguel Pereira Leite foi segunda-feira à noite eleito presidente daquele órgão Porto, com 29 votos num universo de 46, e sucede a Daniel Bessa, que se demitiu em janeiro.

O novo presidente, proposto pelo grupo municipal afeto ao presidente da Câmara, Rui Moreira, derrotou Honório Novo, que foi proposto pela CDU e obteve 13 votos.

Registaram-se quatro abstenções na eleição que foi feita por voto secreto.

Daniel Bessa demitiu-se alegando "motivos pessoais", mas já este mês afirmou à Rádio Renascença (RR) que "havia CDS a mais" no município portuense.

Miguel Pereira Leite, simpatizante do CDS-PP e administrador de uma sociedade gestora de fundos, era o segundo secretário da mesa da Assembleia Municipal, cargo para o qual foi eleita, com 33 votos, Maria Paula Faria, docente da Universidade Católica do Porto e também representante do movimento de Rui Moreira.

A socialista Ana Paula Vitorino mantém-se como vice-presidente.

Miguel Pereira Leite pediu aos deputados para usar da palavra "sem demagogia" e citou até o poema 'Com Fúria e Raiva', de Sophia de Mello Breyner Andresen, onde se lê, nomeadamente, "Com fúria e raiva acuso o demagogo que se promove à sombra da palavra".

O deputado Pedro Moutinho, dirigente do CDS-Porto e eleito pela lista de Rui Moreira, disse que "há uma pessoa que está a menos, Daniel Bessa", numa alusão clara ao que este disse à RR.

"Ele é que escolheu sair e abandonar a cidade", afirmou ainda Pedro Moutinho.

O coordenador do mesmo grupo, André Noronha, também militante centrista, reforçou a crítica a Daniel Bessa e desmentiu qualquer crise interna.

"Só fazem falta os que cá estão", concluiu.

O PSD tomou uma "posição claramente política" contra a substituição de Bessa por Miguel Pereira Leite, alegando que "está desvirtuado todo o cenário eleitoral" da candidatura independente de Rui Moreira.

"Daniel Bessa foi um dos vértices" da candidatura, alegou o social-democrata Luís Artur.

O deputado disse que são desconhecidas as razões o anterior presidente a demitir-se e insstiu que "a questão politica não está ultrapassada".

"Rui Moreira deve dar explicações", sustentou.

Rui Moreira, porém, manteve-se calado sobre o assunto.

O PS apoiou a candidatura de Miguel Pereira Leite, argumentando que este tem "todas as condições" exercício do cargo e "oferece garantias de isenção".

A CDU entende que a presidência da Assembleia Municipal do Porto por um simpatizante do CDS-PP "não dá garantias de um exercício isento e plural desta importante função" e, ao mesmo tempo, criticou o PS por ter feito um acordo de governação da Câmara com Rui Moreira.

A CDU avançou por isso com a candidatura de Honório Novo, antigo deputado do Parlamento Europeu e da Assembleia da República e vereador em Gaia e em Matosinhos.

"Pode contar com a minha tradicional frontalidade e clareza de posições", disse Honório Novo, dirigindo-se ao novo presidente.

O Bloco de Esquerda, que apoiou Honório Novo, considerou tratar-se de uma "insólita situação" a eleição de uma nova mesa da Assembleia Municipal, pouco mais de cem dias após a eleição da anterior.

AYM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.