Câmara de Gaia diz que não pode organizar sozinha Mundial de Futebol de Praia

| Desporto
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, anunciou hoje que já comunicou à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que a autarquia não poderá assumir "sozinha" a organização do Mundial de Futebol de Praia previsto para 2015.

A decisão foi comunicada hoje à vereação, na reunião de câmara, com a justificação de que o montante de que a autarquia de Gaia teria de dispor - cerca de um milhão de euros - não é "neste momento comportável ou possível".

Já após a reunião, Eduardo Vítor Rodrigues explicou à Lusa que herdou este processo - a atribuição do Mundial de Futebol de Praia a Gaia foi feita em maio de 2013, antes das autárquicas de setembro, nas quais o atual presidente socialista sucedeu ao social-democrata Luís Filipe Menezes - e que foi "surpreendido" pela necessidade de "comparticipar" a organização com uma verba que é "incomportável atualmente" para esta autarquia.

"Foi com grande surpresa que verificámos que esse protocolo contempla uma comparticipação direta no valor superior a um milhão de euros. Em face desta situação dissemos à federação que estaríamos disponíveis a participar num consórcio de municípios que se envolvessem na organização, mas nunca assumir sozinhos o Mundial de Praia", contou o autarca, adiantando que esta decisão foi comunicada à FPF no final da última semana.

Vítor Rodrigues admitiu que a organização deste evento poderá ter "importância" pela cativação de turistas e para os negócios locais e avançou com a ideia de o Mundial de Futebol de Praia ser organizado por várias câmaras, como as que fazem parte da Frente Atlântica: Vila Nova de Gaia, Porto e Matosinhos.

"Se a FPF quiser manter o Mundial na região, a própria lógica da Frente Atlântica seria interessante, mas depende da vontade e disponibilidade de outros municípios. Neste momento, o que é grave é que se assine um documento de intenções, deixando-nos depois esta criança nas nãos sem forma de a levar a bom porto. Conforme está no protocolo para nós é incomportável", vincou o autarca de Gaia.

O Mundial de Futebol de Praia de 2015 deve custar, de acordo com o vereador independente José Guilherme Aguiar, cerca de 4,5 milhões de euros. A Câmara de Gaia teria de "pelo menos" garantir a construção de uma bancada para cinco mil pessoas que não pagariam entrada, logo seria um investimento "sem retorno".

A sessão de hoje da reunião de vereação de Gaia serviu também para aprovar por unanimidade uma revisão orçamental ao plano financeiro da câmara para permitir candidatar a construção de um novo posto de turismo à beira-rio.

Trata-se de uma candidatura às verbas que estão, por quebra/anulação de outros projetos, ainda disponíveis do antigo Quadro Comunitário de Apoio (ciclo 2007/2013).

Esse posto de turismo materializar-se-á, se a candidatura for aprovada, num edifício transparente sem se constituir como um bloqueio visual para o rio de apoio, e envolverá a divulgação e a disponibilização de informações sobre as caves de vinho do Porto, o teleférico, o cais, o futuro Centro Cultural de Gaia e hotéis da zona.

Vítor Rodrigues apontou como verba necessária cerca de 350 mil euros, 85% dos quais comparticipados pelos fundos comunitários.

+ notícias: Desporto

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).

Eleições FC Porto. Tudo sobre o ato eleitoral deste sábado

As eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.

Eleições FC Porto. Sócios já votam no Estádio do Dragão

Já estão abertas as urnas das eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, que têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.