Recuperação da Igreja de S. Pedro, em Amarante, inclui dois órgãos de tubos

| Norte
Porto Canal / Agências

Amarante, 17 fev (Lusa) - As obras de recuperação da igreja de S. Domingos, em Amarante, apoiadas pelo Programa Operacional da Região Norte, vão incluir a recuperação de dois órgãos de tubos, revelou hoje à Lusa o pároco da cidade.

"Com esta obra, a cidade vai ficar com quatro órgãos de tubos recuperados, em menos de seis anos", destacou o padre José Manuel Ferreira.

Além do órgão de tubos da igreja, de estilo barroco, vai ser intervencionado um outro instrumento portátil.

Para o pároco, quando a intervenção estiver concluída, o que deverá ocorrer em meados de 2015, Amarante ficará com "um grande potencial, até para dar resposta ao nível da formação da música sacra".

É para um edifício anexo à igreja de S. Pedro, cuja recuperação também foi contemplada, que está previsto acolher uma escola de música sacra que funciona atualmente na igreja de S. Domingos e no centro pastoral.

José Manuel Ferreira recorda que, nos últimos anos, foram recuperados, na área urbana, os órgãos de tubos das igrejas de S. Gonçalo e S. Domingos (aqui também se reabilitou o museu de arte sacra), para além de outras intervenções naqueles templos, que reforçam a atratividade da cidade como destino de turismo religioso e cultural.

A intervenção na igreja de S. Pedro, do século XVIII, incluirá outros melhoramentos e vai ser comparticipada pelos fundos do Programa Operacional da Região Norte, num investimento de cerca de 800.000 euros.

"É com muita alegria que recebemos esta notícia de aprovação a nossa candidatura", comentou hoje o pároco, em declarações à Lusa.

O apoio do Estado é de 70% do custo total (cerca de 530.000 euros). A Câmara de Amarante assumirá 18% do encargo, cabendo os restantes 12% à paróquia.

A intervenção naquela igreja católica prevê a recuperação do recheio artístico, incluindo talhas douradas do período barroco, azulejos, altar-mor, coro alto, teto da sacristia e um edifício anexo.

As obras vão completar outra intervenção no exterior da igreja, já realizada, que incluiu a recuperação do telhado e das paredes.

José Manuel Ferreira sublinhou que houve necessidade de avançar primeiro para o telhado, para pôr termo à entrada de humidade que estava a provocar danos na zona da sacristia.

"Ficámos contentes que este apoio permita a continuidade de trabalhos", acrescentou o pároco de Amarante.

A igreja de S. Pedro, situada no centro histórico, foi edificada no século XVIII no local onde existia a capela de S. Martinho, propriedade da Santa Casa da Misericórdia.

O seu estilo arquitetónico é barroco, mas sofreu algumas transformações ao longo dos anos.

Conjuntamente com as igrejas de S. Gonçalo e S. Domingos, a igreja de S. Pedro forma o triângulo de templos que enriquecem o centro histórico de Amarante.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.