Euro cai face ao dólar após divulgação de indicadores económicos

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 fev (Lusa) - O euro depreciou-se hoje e negociou abaixo de 1,13 dólares, após a publicação dos números da inflação em janeiro nos Estados Unidos e da produção industrial em dezembro na zona euro.

Às 18:15 (hora de lisboa), o euro negociava a 1,1276 dólares, quando na terça-feira à mesma hora seguia a 1,1321 dólares.

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos Estados Unidos permaneceu estável em janeiro em relação a dezembro, mas a taxa de inflação anual caiu de 1,9% para 1,6%, anunciou hoje o Departamento do Trabalho.

A inflação subjacente, que exclui os preços da energia e alimentos por terem maior volatilidade, situou-se em 0,2% em janeiro e no acumulado dos últimos 12 meses ficou em 2,2%.

A estabilidade dos preços sugere que os recentes aumentos salariais nos Estados Unidos não estimularam a inflação, um argumento que favorece uma subida mais lenta das taxas de juro de referência da Reserva Federal.

Na zona euro, foi divulgado que a produção industrial sofreu um forte recuo de 4,2% em termos homólogos em dezembro, mais do que o previsto.

Divisas..........hoje................terça-feira

Euro/dólar......1,1276....................1,1321

Euro/libra......0,87700..................0,87834

Euro/iene........125,03...................125,11

Dólar/iene.......110,89...................110,51

EO // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.