Detenção de agressores em casos de violência doméstica no Porto aumenta

Detenção de agressores em casos de violência doméstica no Porto aumenta
| Norte
Porto Canal

A detenção de agressores em casos de violência doméstica no Porto aumentou drasticamente em oito anos, passando de pouco mais de uma dezena para cerca de 300 casos, apurou o Porto Canal com fonte do Gabinete pela Igualdade e de Apoio à Vítima (GIAV) do Porto.

Segundo o coordenador do Gabinete, em 2010 foram registadas pouco mais de uma dezena de detenções de agressores, sobretudo em flagrante na prática de violência doméstica. Já em 2018, foram detidos pela Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto 138 agressores em flagrante e 150 pela Comarca da 'invicta' na sequência de um mandato, ou seja, no total houveram cerca de 300 detenções de agressores em casos de violência doméstica.

A fonte indicou ainda que o GIAV atendeu, de 2013 a 2018, 7400 vítimas sendo que foram registados "1800 casos em que o agressor é consumidor crónico de álcool, situações em que o agressor tem doenças mentais" e ainda "1000 vítimas de violência no namoro". Quanto a menores que fazem parte do seio familiar das vítimas, "foram sinalizadas 3700 crianças para comissões de proteção".

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.