Dois feridos graves por intoxicação no Caramulo transferidos para Matosinhos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Tondela, Viseu, 01 fev (Lusa) -- Os dois feridos em "estado mais complexo" na sequência de uma "possível intoxicação por gás", ocorrida hoje numa casa de repouso no Caramulo, no concelho de Tondela, foram transferidos para o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, disse fonte hospitalar.

Segundo fonte do Hospital de São Teotónio, em Viseu, onde as oito vítimas da "eventual fuga de gás" estavam internadas, "as duas em estado mais grave foram transferidas para Matosinhos, para o Hospital Pedro Hispano, por ter câmara hiperbárica", disse à agência Lusa.

As duas pessoas terão sofrido uma "possível intoxicação por gás" e, neste sentido, foram transferidas, porque a câmara hiperbárica é um equipamento que permite submeter as pessoas a uma pressão ambiental superior à atmosférica, ou seja, desta forma, os pacientes respiram oxigénio puro.

As restantes seis vítimas ligeiras continuam internadas no Hospital de Viseu, sob observação e, com exceção de uma, todas as restantes pessoas têm idades entre os 64 e os 78 anos.

Na hora do alerta, às 10:20, encontravam-se dentro da casa de repouso 26 pessoas.

No local chegaram a estar 22 operacionais apoiados por 12 viaturas e, segundo fonte do Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Viseu, "o prédio foi ventilado e, como tal, não foi preciso evacuar o edifício".

IYN // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.