Info

Químico português Nuno Maulide distinguido pela Academia Austríaca de Ciências

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 30 jan (Lusa) - O químico português Nuno Maulide foi distinguido com o prémio Ignaz Lieben 2018, atribuído pela Academia Austríaca de Ciências, anunciou o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB), onde é professor convidado.

O prémio científico, o mais antigo da Áustria e no valor de cerca de 32 mil euros, é concedido a Nuno Maulide, de 39 anos, pelos "seus contributos excecionais" para o desenvolvimento de novos mecanismos de reação em química orgânica, refere o ITQB numa nota informativa.

Nuno Maulide é professor catedrático na Universidade de Viena, Áustria, e tem trabalhado na síntese de novas moléculas.

O prémio Ignaz Lieben, hoje entregue, distingue anualmente, desde 2004, jovens cientistas com menos de 40 anos que tenham contribuído significativamente nos domínios da biologia molecular, química ou física.

A distinção concedida pela Academia Austríaca de Ciências foi instituída em 1862 pelo comerciante austríaco Ignaz Lieben, pai de Adolf Lieben, que foi professor de química orgânica na mesma universidade onde leciona Nuno Maulide.

Após um interregno de 66 anos, entre 1938 e 2004, o prémio voltou a ser atribuído, mas nos atuais moldes.

Nuno Maulide já tinha sido premiado, há três semanas, na Áustria, como "Cientista do ano", pela Associação Nacional de Jornalistas de Ciência.

ER // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Pescadores dizem-se prejudicados por erro nos cálculos da Segurança Social

A Associação de Apoio aos Profissionais de Pesca diz que os pescadores foram prejudicados no cálculo das reformas da Segurança Social. Em causa está a contagem dos dias de trabalho e a não obtenção das reformas que afeta centenas de trabalhadores.

25 de Abril: As mudanças sociais, políticas e económicas em 45 anos de democracia

Em 2019 a Revolução do 25 de Abril faz 45 anos. Antes da revolução, Portugal era um país pobre, sem liberdade, em guerra e com inúmeros défices nas áreas da educação e saúde. Em paralelo com os dias de hoje o que mudou?

Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Viseu e Guarda sob aviso amarelo devido ao vento e queda de neve

Sete distritos de Portugal continental estão esta quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte e queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.