Reunião entre todas as partes sobre ala pediátrica do S. João pré-agendada para fevereiro

| Norte
Porto Canal com Lusa

O porta-voz da Associação Pediátrica Oncológica do Hospital de São João disse esta segunda-feira que correu bem a reunião que manteve com a ministra da Saúde, tendo ficado agendado novo encontro para 18 de fevereiro, no Porto.

Atualizado 29-01-2019 10:48

O objetivo, segundo João Pires, é reunir todas as partes envolvidas no processo de construção de uma ala pediátrica, no sentido de evitar um litígio em tribunal entre a Associação o Joãozinho e o Ministério da Saúde.

O internamento oncológico e geral de pediatria do São João, no Porto, funciona em contentores provisórios desde 2011 e o parlamento aprovou em novembro, por unanimidade, a proposta de alteração do PS ao Orçamento do Estado para 2019, de forma a prever o ajuste direto para a construção da ala pediátrica.

“Percebemos que há que fazer alguma coisa construtiva e de uma maneira que ninguém fique mal na resolução deste problema”, afirmou aos jornalistas, referindo-se à passagem da titularidade da obra da Associação O Joãozinho para o hospital.

A 03 de janeiro, a administração do Hospital de São João, que, entretanto, renunciou às funções, indicou que a obra da ala pediátrica deve começar no início do segundo semestre, prevendo-se para abril a transferência provisória da pediatria oncológica para o edifício central.

“Há que tratar disto como deve ser porque há protocolos assinados e têm de ser assinados novos protocolos que desvinculem os anteriores”, declarou.

Na semana passada, a Associação O Joãozinho, que tem a titularidade da empreitada, adiantou à agência Lusa que vai interpor uma ação em tribunal, em fevereiro, para que o hospital liberte o espaço destinado para a ala pediátrica para prosseguir com as obras.

Hoje, Jorge Pires afirmou que se deslocou ao ministério para tentar mediar o conflito, no sentido de ser resolvido sem recuso à via judicial, e revelou que a ministra Marta Temido demonstrou abertura para resolver o problema e pôr o projeto “a andar o mais rapidamente possível”.

Na reunião pré-agendada para o dia 18, o objetivo é envolver todas as partes: o hospital, a Associação O Joãozinho e a Administração Regional de Saúde do Norte: “Todos os possíveis interessados em resolver o problema e que tenham uma palavra a dizer sobre o assunto”.

“Esta reunião foi sugerida até pela senhora ministra e nós achamos que é boa”, indicou.

Há dez anos que o Hospital de São João tem um projeto para construir uma ala pediátrica, mas desde então o serviço tem sido prestado em contentores.

A ministra ficou de estudar com os arquitetos as possibilidades de desenvolver o processo para que a obra avance o mais rápido possível, segundo o interlocutor.

A 10 de janeiro, o Hospital de São João alertou a Associação Joãozinho para a “obrigação” da devolver o terreno da Ala Pediátrica até março, segundo o protocolo de 2017, cuja vigência já “esgotou”, de acordo com uma carta a que a Lusa teve acesso.

No início do mês, a Associação O Joãozinho propôs ao Centro Hospitalar de São João, no Porto, avançar com os trabalhos da ala pediátrica até a unidade hospitalar “estar em condições” de os assumir.

Numa carta enviada ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar, o dirigente da associação, Pedro Arroja, sugeriu ao hospital “desimpedir” o espaço destinado para a ala pediátrica, retirando de lá o Serviço de Sangue, para avançar com a obra.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.