Marcelo fala em "momento raro" e defende apuramento "de tudo" sobre acidente do INEM

| Política
Porto Canal com Lusa

Pontinha, Odivelas, 16 dez (Lusa) -- O Presidente da República classificou hoje a queda de um helicóptero do INEM, que provocou a morte de quatro pessoas, como um "momento raro e muito triste" e pediu o apuramento de "tudo o que se terá passado".

"A minha primeira palavra vai, naturalmente, para aqueles que, infelizmente, pereceram naquele acidente [..]. Para eles e para as suas famílias vai o meu primeiro pensamento, apresentando condolências muito sentidas às famílias", declarou hoje Marcelo Rebelo de Sousa, falando na Pontinha, Odivelas, à margem de um almoço solidário de Natal.

Após ter estado "toda a madrugada em contacto com o presidente do INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica]", o chefe de Estado classificou este como um "momento raro, mas muito triste, e que é o retrato dos riscos da vocação que abraçaram, quer médico, quer enfermeira e bombeira, quer os pilotos".

Notando que as vítimas mortais, "foram vítimas do serviço da comunidade e os portugueses estão gratos por isso", Marcelo Rebelo Sousa quis também transmitir a sua solidariedade "ao INEM e em geral a todos os operacionais".

O Presidente da República vincou que, "das várias conversas com o presidente do INEM, resultou a ideia de que há preocupação de apurar tudo o que se terá passado, rodeando este acidente, para determinar efetivamente os factos que ocorreram, como ocorreram, e as lições que se podem e devem extrair para o futuro".

A seu ver, importa saber "o que terá passado relativamente ao voo feito, às eventuais causas do acidente, ao conhecimento do acidente e relativamente ao tempo que mediou entre o conhecimento ou os conhecimentos e a intervenção ou intervenções que houver a seguir".

"E, portanto, temos de apurar antes de formular juízos", adiantou.

ANE // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.