Partilha gratuita de livros através de plataforma 'online' a partir de hoje

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 dez (Lusa) - Uma plataforma 'online' de partilha de livros, que pretende afirmar-se como um "ponto de encontro dos amantes de leitura", vai estar disponível a partir de hoje para todos os que se quiserem registar e começar a trocar livros.

A plataforma LIVRAR é uma das medidas do projeto "Cultura para Todos" que, em 2017, venceu o Orçamento Participativo Portugal na área da Cultura.

Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Cultura, que desenvolveu a ideia com base na proposta de dois cidadãos, João Gonçalo Pereira e Tiago Veloso.

Esta nova ferramenta é gratuita e permite a doação e requisição de livros entre utilizadores registados, estando também aberta a bibliotecas que queiram doar e receber livros, segundo informação do Ministério da Cultura.

A partir de hoje, data de lançamento da LIVRAR, qualquer pessoa pode criar uma conta de acesso à plataforma, através do seu endereço de e-mail, da sua conta Facebook ou Google, e começar a utilizá-la de imediato.

O primeiro passo é registar os livros que se quer doar, mas, nos primeiros 15 dias, apenas as bibliotecas terão acesso às ofertas.

Passado esse período, os livros registados passam a estar visíveis e disponíveis para toda a comunidade, bastando fazer pesquisa.

Para requisitar um livro, o utilizador partilha o contacto e combina a forma de entrega, especifica o Ministério da Cultura, que pretende fazer desta ferramenta uma grande rede de partilha de livros e "o ponto de encontro para os amantes da leitura".

A cerimónia de lançamento da plataforma LIVRAR decorre hoje, na Biblioteca Nacional de Portugal, com a presença dos dois autores da ideia.

Nessa altura, qualquer pessoa pode levar um livro para a troca e dar início ao movimento LIVRAR, acrescenta a tutela.

AL // TDI

Lusa/Fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.