Distritais PS do Norte contra a extinção da Direção Regional de Economia

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 07 fev (Lusa) - As distritais do PS do Norte manifestaram-se hoje contra o possível encerramento da Direção Regional de Economia da região e a sua passagem para Lisboa, considerando que esta medida do Governo poderá é de "extrema gravidade".

"Isto é de uma extrema gravidade (...). Este é um dado novo que de facto penaliza e muito a região Norte e as empresas e os cidadãos. Estamos manifestamente contra. Estamos muito preocupados. E iremos lutar porque este é um ponto consensual entre os dirigentes dos serviços desconcentrados e da própria Comissão de Coordenação", disse o presidente da Distrital PS de Braga, Fernando Moniz.

O dirigente socialista falava à saída de uma reunião com o presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte, Emídio Gomes, sobre fundos comunitários, na qual participaram cindo Distritais do PS: Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.

"Exatamente neste momento em que é preciso falar de emprego, ajudando as empresas na sua criação e fixação, ajudar sobretudo as micro e as pequenas empresas, numa rede que lhes dê racionalidade económica, é exatamente neste momento que assistimos à confirmação da extinção da Direção Regional do Norte da Economia", referiu Fernando Moniz.

O líder do PS de Braga disse ter informações de que os processos alocados a este organismo vão passar a ser geridos em Lisboa: "E mais grave do que isso, à sua fixação num contexto de uma direção regional sedeada em Lisboa. Há consenso de que este serviço se justifica manter-se na região Norte", afirmou Fernando Moniz.

Questionado sobre que passos dará o PS para tentar travar esta medida, o socialista prometeu que o Governo vai ser "interpelado nos vários espaços de intervenção política".

"Os nossos autarcas, o partido regional e a direção nacional terão uma posição inequívoca porque não basta termos um discurso institucional e politicamente correto de defendermos sempre a região e a regionalização e no concreto do dia-a-dia, as coisas funcionam em sentido contrário. Já chega", afirmou Fernando Moniz.

Já o líder do PS Porto, José Luís Carneiro, aproveitou para garantir que "o PS tem soluções para vários problemas e alternativas" e "desde logo também para a Direção Regional de Economia".

"O PS entende que as competências da Direção Regional de Economia, na medida em que se quer também criar maior racionalidade no Estado, essas competências podem estar incorporadas nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais, na medida em que há competências ao nível jurídico e licenciamentos", disse o líder da Distrital PS do Porto.

PYT // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.