Acção dos autarcas contra saída do helicóptero do INEM é apenas "um receio" - Tribunal

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 06 de fev (Lusa) -- O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Mirandela rejeitou a providência cautelar dos autarcas de Bragança contra a retirada do helicóptero do INEM alegando que se trata de um pedido já julgado e negado, baseado apenas num "receio".

Na sentença datada de 28 de janeiro, a que a Lusa teve hoje acesso, o TAF de Mirandela sublinha que "não foi até ao momento praticado qualquer ato administrativo tendente à deslocalização de helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), sedeados em Macedo de Cavaleiros.

Na verdade, para a juíza que indeferiu o pedido feito pelos autarcas em outubro, o que motivou esta segunda providência cautelar em forma de ação popular "continua a ser exatamente o mesmo motivo que motivou a primeira e que depois de aceite em Mirandela, acabou por ser rejeitada em sede de recurso.

"Entre uma e outra não houve qualquer ato", pelo que para a magistrada Telma Martins da Silva, o que motiva os autarcas é "um receio assente em declarações, ainda que sérias e intencionais, de remoção do helicóptero de Macedo de Cavaleiros".

Na providência cautelar apresentada, em outubro, pelos 12 presidentes de Câmara do Distrito de Bragança em forma de ação popular foi requerido que o tribunal intimasse a tutela a abster-se "da prática de quaisquer atos administrativos ou condutas que determinem a retirada, supressão, deslocalização ou por outro meio a impossibilidade de acesso ou disponibilização" do helicóptero.

A sentença agora conhecida considera que "o pedido é, ipsis verbis, o mesmo" que tinha sido feito na providência cautelar de há mais de um ano, também intentada pelos autarcas e que acabou por ser rejeitada.

Para o tribunal "pouco releva" que na primeira os requerentes tenham sido os municípios e na segunda os cidadãos, e entende que o caso é o mesmo e que já foi julgado, pelo que há que evitar a "repetição da causa" e uma eventual "contradição de decisões".

A decisão judicial vai ser discutida pelos nove municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) de Trás-os-Montes, marcada para sexta-feira, em Vinhais.

A presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes, já afirmou hoje à Lusa que os autarcas vão decorrer da decisão e tentar "ganhar tempo e que o helicóptero não saia, enquanto não é julgada a ação principal".

O INEM avançou com uma reorganização da frota aérea de emergência médica que previa a retirada do helicóptero de Macedo de Cavaleiros, em outubro de 2012.

A intenção foi alvo de manifestações populares e da contestação dos autarcas que conseguiram manter até hoje a aeronave na região, apesar de as decisões judiciais permitirem ao INEM deslocaliza-la quando entender.

Os autarcas alegam que o Ministério da Saúde está a violar os protocolos celebrados em 2007 e que garantiram o reforço da emergência médica, nomeadamente com a disponibilização do meio aéreo, em contrapartida pelo encerramento noturno dos centros de saúde.

O helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros é o que mais saídas regista entre a frota aérea de emergência médica e serve a região do país que mais afastada se encontra dos hospitais de referência.

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.