Administração do Hospital de Gaia lamenta demissão do diretor de neurologia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 31 out (Lusa) -- O conselho de administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho lamentou hoje a demissão do diretor de neurologia, frisando que os problemas existentes no serviço resultam de "vários anos de inação".

"O conselho de administração lamenta o pedido de demissão do Dr. Joaquim Pinheiro como diretor do serviço de neurologia, considerando-o um profissional de elevadas competências, quer como médico, quer como gestor", lê-se numa nota enviada à Lusa, depois de questionado sobre a demissão do diretor.

O diretor de neurologia, que integrava o grupo de 52 demissionários, disse hoje à Lusa que abandona o cargo de chefia já a partir de quinta-feira.

"Hoje [quarta-feira] é o último dia em que dirijo o serviço, a partir de quinta-feira deixo de ser diretor", afirmou Joaquim Pinheiro.

Joaquim Pinheiro explicou que na origem da sua demissão está uma "trilogia dramática" que compreende falta de médicos e técnicos, instalações degradadas e equipamentos obsoletos.

Na nota, o conselho de administração assume que o serviço de neurologia tem "vários problemas", mas vincou serem resultantes de "vários anos de inação".

"O conselho de administração tem trabalhado empenhadamente junto da tutela para a resolução dos mesmos, considerando necessária uma solução urgente", ressalvou.

O conselho de administração e o agora ex-diretor de neurologia "cooperaram ativamente nesta ação" junto da tutela, não apenas pela necessária rapidez de solução, mas também pelas características excecionais da situação deste serviço, salientou.

Considerando a situação como única nas suas características, o conselho de administração acredita numa solução "para breve".

Contudo, acrescentou, não ter sido possível contrariar os problemas existentes, nomeadamente o reduzido número de profissionais no serviço, encontrando-se a desenvolver as diligências necessárias para uma "rápida substituição".

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.