Vietname alerta para risco de propagação do H7N9

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 06 fev (Lusa) - As autoridades do Vietname alertaram para o risco de propagação do vírus H7N9 da gripe aviária na sua zona de fronteira com a China, onde a doença já provocou 22 mortos só em 2014, revelou a imprensa local.

Tran Duc Phu, chefe do departamento de saúde preventiva do Ministério da Saúde do Vietname, explicou que várias aves de capoeira testaram positivo ao H7N9 na província de Guang Xi, que partilha 253 quilómetros de fronteira com a província vietnamita de Lang Son.

"A epidemia pode entrar no Vietname a qualquer momento já que há um grande volume de pessoas e bens, incluindo aves de capoeira, que cruzam a fronteira entre os dois países diariamente", disse o mesmo responsável ao portal "Tuoi Tre".

O Ministério emitiu um comunicado conjunto com várias agências das Nações Unidas em que confirma o aumento do risco de contágio para humanos e aves e onde recomenda que se evitem as viagens às zonas afetadas.

Apesar da proximidade com o problema, o Vietname não registou, até agora, qualquer caso de H7N9.

Outra estirpe da gripe das aves, o H5N1, já provocou, pelo menos, dois mortos este ano no Vietname.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.