TIC do Porto ouve último de cinco suspeitos de viciação de contratos públicos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 23 out (Lusa) -- O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto está a interrogar o último dos cinco suspeitos envolvidos numa alegada viciação de procedimentos de contratação pública centrada no Turismo do Porto e Norte, disse um advogado no processo.

Os interrogatórios começaram na sexta-feira e prosseguiram durante todo o fim de semana, estando, neste momento, a ser ouvido o último arguido, depoimento que poderá continuar terça-feira, caso não fique concluído hoje, explicou o advogado do empresário de Viseu, José Agostinho, da firma Tomi World.

Pelas 20:00, o TIC fez uma pausa no interrogatório da administradora da W Global Communication (antiga Mediana), Manuela Couto, última dos cinco arguidos a ser ouvida, devendo ser retomado às 21:00.

À saída do tribunal, a defesa do empresário de Viseu, Filipe Santos Marques, considerou que o "alarme social" provocado pela comunicação Social não deve ser um fator de ponderação para a aplicação das medidas de coação.

"São uma incógnita as medidas de coação. Não deve ser aplicada a medida mais gravosa, prisão preventiva, tal como considero que não havia justificação para a detenção", frisou.

As cinco pessoas foram detidas pela PJ na quinta-feira, na operação com o nome de código Éter, que incluiu buscas em entidades públicas e sedes de empresas.

Entre os arguidos estão Melchior Moreira, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Isabel Castro, diretora operacional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Gabriela Escobar, jurista daquela entidade, Manuela Couto, administradora da W Global Communication (antiga Mediana) e José Agostinho, da firma Tomi World, de Viseu.

Em causa estarão ajustes diretos realizados nos últimos dois a três anos que ultrapassam um total de cinco milhões de euros.

A investigação centrada no Turismo do Porto e Norte "determinou a existência de um esquema generalizado, mediante a atuação concertada de quadros dirigentes, de viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste direto", avançou a Polícia Judiciaria na quinta-feira.

Com esse esquema, referiu a polícia, pretendia-se "favorecer primacialmente grupos de empresas, contratação de recursos humanos e utilização de meios públicos com vista à satisfação de interesses de natureza particular".

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.