Mau Tempo: Reposta energia elétrica em 100% do concelho de Soure

| País
Porto Canal com Lusa

Soure, Coimbra, 19 out (Lusa) - O concelho de Soure, um dos mais afetados pela tempestade Leslie, no sábado, voltou a ter energia em 100% do seu território, ainda que com algumas falhas pontuais, informou hoje o presidente da Câmara.

"Neste momento, estamos com 100% de cobertura de energia elétrica, ainda que com algumas falhas e contingências", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Soure, Mário Jorge Nunes, precisando que a reposição total se verificou a partir das 20:00 de quinta-feira.

Segundo o autarca, dos cerca de 80 geradores que chegaram a estar no terreno para alimentar postos de transformação, nenhum está a ser utilizado.

"A EDP está a trabalhar muito bem no terreno", notou o autarca, referindo que Soure está agora "a entrar na sua vida normal", graças "a um trabalho espetacular de todos - entidades, população e empresas".

De acordo com Mário Jorge Nunes, os prejuízos calculados pela tempestade foram, entretanto, atualizados, contabilizando-se um total de 13 milhões de euros em danos, quatro milhões dos quais na componente agrícola e os outros nove milhões em infraestruturas municipais, património, coletividades, habitações e empresas.

O autarca espera agora que, no fim de semana, caso não chova, surja uma oportunidade "para a solidariedade entre vizinhos" para se avançar com pequenas reparações em telhados afetados.

A tempestade Leslie provocou 28 feridos ligeiros, 61 desalojados e quase 1.900 ocorrências comunicadas à Proteção Civil, de acordo com o balanço desta autoridade.

Dos 61 desalojados, 57 são do distrito de Coimbra.

JYGA // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Prestação da casa vai descer em maio para todos os prazos

A prestação da casa paga ao banco vai, em maio, recuar em todos os prazos, com a maior descida a ocorrer nos indexados à Euribor a seis meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".