Prémios Pfizer distinguem investigação sobre bactérias, antibióticos e cancro

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 out (Lusa) - Os Prémios Pfizer distinguem este ano investigações sobre a divisão celular nas bactérias e a resistência a antibióticos e o perfil das bactérias em doentes com cancro do estômago, anunciou hoje a organização.

Os galardões são atribuídos anualmente pela Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa e pela farmacêutica Pfizer, nas categorias de "investigação básica" e "investigação clínica", cada uma premiada com 20 mil euros.

Este ano, os prémios distinguem a equipa liderada pela cientista Mariana Pinho, do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, na categoria "investigação básica", e o grupo de Céu Figueiredo, do i3S -- Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, na categoria "investigação clínica".

Mariana Pinho tem estudado o ciclo celular das bactérias para perceber de que forma são mais ou menos suscetíveis à ação dos antibióticos durante o processo de divisão que dará origem a duas bactérias.

No trabalho premiado, a equipa da investigadora focou-se num dos "passos do processo", na formação da 'parede' que divide a célula-mãe em duas.

A espécie de bactéria que serviu de modelo foi a "Staphylococcus aureus", que causa vários tipos de infeções, como as cutâneas e as endocardites (que afetam a camada mais interna do coração).

A investigadora explicou à Lusa que "há antibióticos que só atuam numa fase muito breve da formação da parede celular", enquanto que outros, como a penicilina, "atuam durante um período muito mais longo do ciclo celular".

As diferentes respostas das bactérias aos antibióticos durante a divisão celular podem, a seu ver, abrir caminho para "novos compostos" antibacterianos.

A outra investigação premiada, da equipa de Céu Figueiredo, do i3S -- Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, concluiu, a partir de um estudo com doentes, que as bactérias no estômago dos doentes com cancro gástrico são diferentes das que existem nos doentes que têm inflamação crónica do estômago (gastrite crónica).

A alteração do perfil bacteriano no estômago poderá vir a ser relevante no seguimento dos doentes com lesões pré-cancerosas e contribuir para a prevenção do cancro do estômago, segundo os cientistas.

De acordo com Céu Figueiredo, nos doentes com cancro do estômago há uma "diminuição da abundância da 'Helicobater pylori'", bactéria que desempenha um papel importante nas fases iniciais do processo que leva ao desenvolvimento de cancro, e aparecem "bactérias que produzem substâncias químicas capazes de causar danos" no ADN (material genético) das células.

Os Prémios Pfizer, a mais antiga distinção na investigação biomédica em Portugal, são concedidos anualmente a trabalhos de investigação básica e clínica realizados total ou parcialmente em instituições nacionais por cientistas portugueses ou estrangeiros.

A farmacêutica Pfizer financia os prémios e a Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa coordena a avaliação das candidaturas.

A entrega das distinções deste ano, em Lisboa, será antecedida pela conferência "Sociedades inteligentes ou sociedades sustentáveis", a cargo da cientista Elvira Fortunato, 'mãe' do papel eletrónico.

ER // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Páscoa milionária? Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do EuroSorteio desta quinta-feira já foram revelados.

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.