PS de Santo Tirso exige obras no hospital local inscritas no OE para 2019

| Política
Porto Canal com Lusa

O PS de Santo Tirso exige que a verba para as obras no hospital local integre o próximo Orçamento de Estado (OE), permitindo em 2019 o seu arranque, reclamou esta segunda-feira o presidente da concelhia, Joaquim Couto.

Atualizado 02-10-2018 11:36

Em conferência de imprensa, o também autarca de Santo Tirso considerou "inaceitável que as verbas do investimento continuem bloqueadas na Secretaria de Estado do Tesouro", demora que, a manter-se, fará com que a unidade de Santo Tirso do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) "passe a disponibilizar apenas o mínimo dos mínimos" dos serviços que presta.

Afirmando querer mostrar estarem ao lado da população nesta reivindicação, Joaquim Couto, que esteve acompanhado na iniciativa pelo presidente da Federação Distrital do Porto socialista, Manuel Pizarro, e pelos deputados no parlamento Tiago Barbosa Ribeiro, Hugo Carvalho e João Torres, quer que o Governo perceba a "situação de algum dramatismo" que se vive no hospital.

"É obrigatório e necessário que neste OE fique contemplado o investimento no Hospital de Santo Tirso para que em 2019 sejam executadas as obras", exigiu o líder da concelhia tirsense socialista.

Já Manuel Pizarro, embora "compreenda as razões que possam existir [para o atraso verificado na chegada do dinheiro]", afirmou-se "preocupado com a situação".

"Para nós, o cumprimento dos nossos compromissos é uma questão de honra. É, do nosso ponto de vista, também uma questão central para a forma como o PS se apresenta perante os cidadãos portugueses, mostrando que nem todos os políticos e partidos são iguais", disse.

Afirmando-se, ainda assim, otimista, enfatizou "não ter dúvida nenhuma que também aqui esta justa aspiração dos cidadãos de Santo Tirso vai sair vitoriosa".

Joaquim Couto referira antes que em dezembro de 2014, por decisão do anterior Governo, o hospital esteve para ser "transferido para a tutela da Santa Casa de Misericórdia de Santo Tirso", medida que "teve a forte oposição da população local", acabando, um ano mais tarde, "por a decisão ser revertida pelo atual Governo", mantendo-se no CHMA, juntamente com a unidade de Vila Nova de Famalicão.

Reiterando que "desde logo de verificou a necessidade de fazer obras", num investimento então quantificado na "ordem dos 4,5 milhões de euros", Joaquim Couto criticou que o montante então aprovado "esteja há um ano a hibernar na Secretaria de Estado do Tesouro".

A Lusa tentou obter uma reação do Ministério das Finanças, mas até ao momento não foi possível.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.