Mark Cavendish na 40.ª Volta ao Algarve

Mark Cavendish na 40.ª Volta ao Algarve
| Desporto
Porto Canal

O ciclista britânico Mark Cavendish, considerado o melhor "sprinter" do pelotão mundial, vai repetir a presença na Volta ao Algarve, confirmou hoje à agência Lusa a organização, completando uma lista de pré-inscritos recheada de estrelas.

Com mais de 100 vitórias no currículo, o ciclista da Omega Pharma-QuickStep é a mais recente estrela a juntar-se ao valioso pelotão da 40ª Volta ao Algarve em bicicleta, que vai disputar-se entre 19 e 23 de fevereiro.

"Cav" é parte integrante na poderosa formação da Omega Pharma-QuickStep, sendo acompanhado pelos dois lançadores pessoais, o australiano Mark Renshaw e o italiano Alessandro Petacchi, num bloco em que se distinguem ainda o campeão mundial de contrarrelógio e vencedor da última "Algarvia", Tony Martin, e o campeão polaco de fundo, Michal Kwiatkowski, dois dos candidatos à camisola amarela final.

Até ao momento, o pelotão da Volta ao Algarve tem já confirmada a presença de 19 equipas, entre as quais oito do WorldTour, a primeira divisão do ciclismo: Belkin, Europcar, FDJ.fr, Katusha, Lampre-Merida, Movistar, Omega Pharma-QuickStep e Tinkoff-Saxo.

Do escalão continental profissional vão alinhar a Caja Rural, a Cofidis, a Netapp-Endura e a Wanty-Groupe Gobert.

A SkyDive Dubai será a representante estrangeira do contingente de categoria continental, em que se inserem as portuguesas Banco BIC-Carmim, Efapel-Glassdrive, LA Alumínios, Louletano-Dunas Douradas, OFM-Quinta da Lixa e Rádio Popular-Onda.

Até ao momento, chegaram à organização os boletins de inscrição - que ainda poderão sofrer alterações até à véspera da prova - de onze equipas, o que permite já ter uma ideia da grande qualidade do pelotão da corrida algarvia.

Olhando ao percurso e à lista de pré-inscritos, antevê-se uma Volta ao Algarve muito renhida, com candidatos do calibre do campeão do mundo, o português Rui Costa (Lampre-Merida), Martin, Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep), Simon Spilak (Katusha), Tiago Machado (Netapp-Endura), Christopher Horner (Lampre-Merida), Rafal Majka (Tinkoff-Saxo), Wilco Kelderman (Belkin) ou Florien Senechal (Cofidis).

À qualidade dos candidatos à geral junta-se a dos velocistas, além de Cavendish, Paul Martens (Belkin), Arnaud Démare (FDJ.fr), Roberto Ferrari, Maximiliano Richeze e Sacha Modolo (Lampre-Merida), Francisco Ventoso (Movistar) ou Lucas Haedo (SkyDive Dubai).

A 40.ª edição da Volta ao Algarve arranca dia 19 fevereiro, em Faro, e termina dia 23, em Vilamoura.

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão.