Bruxelas investiga BMW, Daimler e VW por suspeitas de cartelização

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 18 set (Lusa) -- A Comissão Europeia (UE) abriu hoje uma investigação formal a suspeitas de conluio entre três construtores alemães de automóveis -- BMW, Daimler e Volkswagen - no desenvolvimento de tecnologias de redução de emissões de matérias poluentes.

"A Comissão está a analisar se a BMW, Daimler e VW (Volkswagen, Audi e Porsche) concordaram em não concorrerem entre si no que respeita ao desenvolvimento e aplicação de importantes sistemas que permitem reduzir as emissões nocivas de viaturas com motores a gasolina ou a gasóleo", segundo um comunicado do executivo comunitário.

Esta investigação -- a cargo da Direção-geral da Concorrência da Comissão Europeia -- surge na sequência de informações que davam conta de ter havido reuniões entre responsáveis das três construturas nas quais se falou do desenvolvimento de tecnologias para reduzir as emissões de gases pelas viaturas.

Se a investigação concluir ter havido cartelização entre os construtores, estes correm o risco de terem que pagar multas pesadas.

IG // JNM

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.