PM felicita Nelson Évora pelo título europeu de triplo salto

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 ago (Lusa) -- O primeiro-ministro, António Costa, deu hoje os parabéns a Nelson Évora pela conquista do título europeu de triplo salto, e saudou os finalistas na prova de estafeta masculina, em mensagens publicadas na sua conta oficial no Twitter.

"Parabéns Nelson Évora! Os campeões afirmam-se nas dificuldades. Grande salto, em Berlim. Mais uma vez, o Ouro tem as cores nacionais. Parabéns pelo esforço e pela conquista. Uma palavra de saudação extensível a todos os atletas e equipas técnicas nacionais que, marcando presença nesta prova, honram o nome de Portugal", escreveu António Costa dirigindo-se ao novo campeão europeu do triplo salto.

Nelson Évora sagrou-se hoje pela primeira vez campeão europeu do triplo salto, conquistando o ouro nos campeonatos disputados em Berlim, com a marca de 17,10 metros na final.

O atleta do Sporting, campeão mundial em 2007 e campeão olímpico em 2008, conseguiu hoje, aos 34 anos, o único grande título que lhe faltava ao ar livre, com a sua melhor marca da temporada, alcançada ao quinto ensaio.

Nelson Évora sobe ao lugar mais alto pódio, ladeado por Alexis Copello, do Azerbaijão, que conquistou medalha de prata (16,93), e pelo grego Dimitrios Tsiámis, que arrecadou o bronze (16,78).

António Costa saudou ainda o quarteto português que disputou a final de 4x100 metros, nos campeonatos de Berlim, tendo a equipa nacional de estafeta terminado a prova no sétimo lugar, mas melhorando o tempo face ao resultado da meia-final.

"Uma palavra de saudação para os finalistas José Pedro Lopes, Diogo Antunes, Frederico Curvelo e Carlos Nascimento. Portugal qualificou-se este domingo para a final dos 4x100 metros dos Campeonatos Europeus de atletismo, em Berlim. Parabéns!", escreveu Costa.

Apesar de uma pequena hesitação nas duas últimas transmissões, o 'quarteto' luso terminou em sétimo lugar, com 39,07 segundos, uma melhoria de dois centésimos em relação ao que tinha feito na meia-final

A vitória e medalha de ouro pertenceu à Grã-Bretanha, com a marca de 37,80 segundos, batendo a Turquia (37,98) e a Holanda (38,03).

IMA (PA/AMYF) // JMR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

O projeto de André Villas-Boas para o FC Porto

32.º presidente do clube toma posse na terça-feira às 12h00

Pela primeira vez na história, SC Coimbrões leva a Taça AF Porto para Gaia

O Sporting Clube Coimbrões venceu, esta tarde, o Aliança de Gandra por 4-2 na final da temporada de 2023/2024 da Taça AF Porto de futebol, que decorreu no Estádio Municipal Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

FC Porto (Basquetebol): Ineficácia custou um título. Crónica de jogo

A equipa de basquetebol do FC Porto sofreu um desaire frente ao Benfica, por 66-72, e não conseguiu juntar a Taça Hugo dos Santos à Taça de Portugal conquistada em março diante do mesmo adversário. Ao terceiro jogo em três dias no Multiusos de Gondomar, depois das vitórias frente à Ovarense e à Oliveirense, os portistas acusaram algum desgaste e foram incapazes de travar a série de vitórias do rival que dura desde a final da prova rainha.