Info

Comissão Europeia dá 5,7 milhões de euros a três projetos de inovação portugueses

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 09 ago (Lusa) - A Comissão Europeia vai apoiar com 5,7 milhões de euros três projetos de inovação portugueses nas áreas das novas tecnologias e inteligência artificial, anunciou hoje numa nota informativa.

Os projetos das empresas portuguesas RTP, Sakthi Portugal e VisionWare fazem parte de um lote de 14 europeus, aos quais a Comissão Europeia vai atribuir um total de 34 milhões de euros, financiados pelo programa de incentivo à inovação Horizonte 2020.

Todas as propostas europeias envolvem a participação de vários parceiros, incluindo pequenas e médias empresas, indústria, universidades e organizações sem fins lucrativos, e o seu financiamento visa estimular a produção e comercialização de produtos e serviços inovadores.

Pela RTP, o projeto "Enhanceplayer", financiado em 2,4 milhões de euros, consiste numa "ferramenta de inteligência artificial que melhora a qualidade do vídeo e limita o tráfego de internet vinculado ao 'streaming' [tecnologia que envia informações multimédia através da transferência de dados] de vídeo".

Coordenado pela VisionWare, o projeto "Scene" (2,2 milhões de euros) é uma plataforma móvel destinada a "aplicativos de cidades inteligentes na área da segurança".

Um terceiro projeto, o "DigiMat", da Sakthi Portugal, propõe-se desenvolver "soluções inteligentes para materiais digitais na indústria automóvel" e será subsidiado com 1,1 milhões de euros.

A Comissão Europeia financia até três milhões de euros por projeto inovador.

ER // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Pensões aumentam entre 0,78% e 1,5% em janeiro com base na inflação

As pensões vão aumentar entre 0,78% e 1,5% em janeiro de 2019, segundo cálculos feitos com base nos valores da inflação de novembro publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e confirmados pelo Ministério do Trabalho.

Greve dos estivadores eventuais de Setúbal adia exportações de porcos para a China

A exportação de suínos portugueses para a China, cujo início estava previsto para dezembro, só deve iniciar-se em janeiro devido ao "tráfego de contentores" provocado pela greve dos estivadores eventuais de Setúbal, disse o diretor da federação de suinicultores.

Trabalhadores dos supermercados em greve na véspera de Natal

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) lançou um pré-aviso de greve dos funcionários dos supermercados para o dia 24 de dezembro, véspera de Natal.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.