Acordo sobre desmilitarização da Renamo é passo importante para a paz em Moçambique - UE

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 09 ago (Lusa) - A Delegação da União Europeia (UE) em Maputo considerou hoje um passo importante para a paz em Moçambique o acordo anunciado esta semana sobre a desmilitarização do braço armado da Renamo, principal partido da oposição.

"O acordo abrangente sobre assuntos militares alcançado pelo Presidente da República de Moçambique e a liderança da Renamo é um passo importante e concreto para a paz", referiu a UE em comunicado.

A aplicação atempada e eficaz dos compromissos acordados é crucial e contribuirá para fomentar a confiança mútua, lê-se na nota.

"A UE continua a estar pronta para prestar assistência sempre que solicitado, para que o povo moçambicano possa desfrutar de um futuro seguro e próspero", acrescentou.

Na segunda-feira, o chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, e o coordenador interino da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) assinaram um memorando sobre a desmilitarização do braço armado do principal partido da oposição.

Na sua declaração à nação na segunda-feira, o Presidente moçambicano disse que dentro de dias serão anunciados os passos seguintes no processo, mas sem avançar detalhes.

Além do desarmamento e integração dos homens do braço armado do maior partido de oposição nas forças armadas e na polícia, a agenda negocial entre o Governo moçambicano e a Renamo envolvia também a descentralização de poder, ponto que já foi ultrapassado com uma revisão da Constituição em julho.

PMA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.