Quatro medalhas para canoagem lusa nos Europeus de maratonas

| Desporto
Porto Canal / Agências

Prado, Vila Verde, 09 jun (Lusa) - Portugal concluiu hoje os Europeus de maratonas, em canoagem, com um total de quatro medalhas, que lhe garantiram o quinto lugar da classificação coletiva em Prado, Vila Verde.

Na derradeira jornada, a jovem C2 Rui Lacerca/Samuel Amorim, de 21 e 19 anos, respetivamente, revelou grande potencial frente a adversários muito mais experientes e medalhados, mas, numa prova em constante progressão, ficou-se pelo quarto lugar.

Os vencedores das medalhas de ouro e prata em C1 sub-23 cumpriram os 28,5 quilómetros seniores no Rio Cávado em 1:56.54 horas, a 1.52 minutos do ouro dos campeões europeus e mundiais espanhóis, Oscar Craña e Ramon Ferro.

"De início, não íamos tão bem, mas recuperámos e, no final, ficámos em quarto. (Sendo ainda sub-23 e competindo nos seniores) Serviu para ganharmos experiencia e conjunto. Perante muitos campeões do Mundo, queríamos dar o nosso melhor e procurar o melhor resultado possível", explicou Rui Lacerda.

Para os mundiais, Samuel Amorim espera poder repetir os lugares de topo do pódio com o seu amigo na categoria sub-23 e, em C2, "fazer um resultado igual ou melhor" do que o quarto em seniores.

O pódio ficou completo com uma dupla húngara (a sete segundos) e outra espanhola (a 45), sendo que a segunda equipa lusa, composta pelos irmãos André e José Machado, concluiu no sétimo posto, a 7.45 dos primeiros.

Em K2 feminino, a dupla Joana Sousa/Ana Pimenta partiu mal, desequilibrando-se e saindo em último, mas foi recuperando posições até à quinta final (2:02.35 horas), a 5.06 minutos do ouro inglês: Cristiana Pona sentiu-se mal e a equipa que fazia com Mónica Cunha foi forçada a desistir.

"Tivemos uns percalços no início e, depois, lutámos até ao fim, sem desistir. Arrancámos mal, pois não conseguimos controlar o barco nas ondas, e ficámos em último. Depois, subimos até ao quinto. É primeira vez que competimos juntas em campeonato da Europa", contou Joana Sousa, de 21 anos, resumindo a prova com a companheira, de 18.

No setor masculino, os experientes Nuno Brandão/Nuno Nanita concluíram no sétimo posto, a 2.15 minutos do ouro espanhol e a três segundos do quinto posto, enquanto Alfredo Faria/José Maciel chegaram no lugar imediato, gastando apenas mais quatro segundos.

Portugal terminou a competição com uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Os Europeus de maratonas juntaram cerca de 400 canoístas de 20 países em Prado, Vila Verde, que a federação vai candidatar a Campeonato do Mundo para 2017.

RBA // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

FC Porto (Voleibol): O grito audaz das tricampeãs. Crónica de jogo

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-2), no Dragão Arena, e volta assim a estar em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão (2-1), disputada à melhor de cinco.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.