Matéria orgânica desconhecida interdita mar da praia do Cabo do Mundo em Matosinhos

Matéria orgânica desconhecida interdita mar da praia do Cabo do Mundo em Matosinhos
| Norte
Porto Canal com Lusa

A praia do Cabo do Mundo, em Perafita, Matosinhos, está este sábado desaconselhada a banhos uma vez que foi detetada matéria orgânica desconhecida no local, apurou o Porto Canal com fonte do Comando da Zona Marítima do Norte.

Atualizado 04-08-2018 18:20

Em declarações à Lusa, Rodrigues de Campos, comandante da Zona Marítima do Norte, explicou que está “içada a bandeira vermelha” e foi “arriada a bandeira azul da Praia do Cabo do Mundo”, porque foi detetado um “escorrimento para o mar” na sexta-feira passada e que alegadamente a origem é de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) que existe em Leça da Palmeira (Matosinhos).

“A Agência Portuguesa do Ambiente está a desaconselhar os banhos nesta praia", adiantou a mesma fonte da autoridade marítima.

“Um escorrimento de uma ribeira, que alegadamente é proveniente de uma ETAR em Leça da Palmeira, começou na sexta-feira (dia 03 de agosto) na Praia Cabo do Mundo” e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) “classificou a praia com banhos desaconselhados”, porque poderia “colocar em causa a saúde pública”, acrescentou aquele responsável.

Rodrigues de Campos acrescentou que os serviços da Câmara de Matosinhos “estão a proceder à limpeza da areia”.

A Lusa contactou fonte do gabinete de imprensa da Câmara de Matosinhos que confirma que um “camião foi buscar lamas à ETAR", derramou "uma pequena quantidade na estrada" e a operação de limpeza da via acabou por "sujar a conduta de águas pluviais que drena para uma praia não concessionada, entre o aterro e o Cabo do Mundo”.

"Por precaução” decidiu-se que seria “preferível interditar a Praia do Cabo do Mundo até à realização de análises, na segunda-feira, dia 06 de agosto”, refere a mesma fonte da Câmara.

A Câmara de Matosinhos acredita que a praia possa vir a ser reaberta na segunda-feira com bandeira azul, tendo em conta a “pouca quantidade derramada” para o areal.

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Cantanhede vai reabilitar troços da EN335 com ligação a Oliveira do Bairro

Cerca de 500 mil euros vão ser investidos pela Câmara Municipal de Cantanhede na reabilitação de troços da Estrada Nacional (EN) 335, que ligam os concelhos de Cantanhede (distrito de Coimbra) a Oliveira do Bairro (distrito de Aveiro).