Desconhecimento do resultado das análises mantém fechada praia em Matosinhos

| Norte
Porto Canal com Lusa

A bandeira azul da Praia do Cabo do Mundo, em Matosinhos, continuou esta segunda-feira arriada, aguardando-se os resultados das análises para determinar se passaram os feitos do escorrimento de "lamas" da ETAR detetado, disse à Lusa fonte oficial.

Atualizado 07-08-2018 11:37

Segundo o comandante da Zona Marítima do Norte, Rodrigues Campos, o "resultado das análises entretanto efetuadas continuam por chegar", pelo que o "desaconselhamento de banhos vai manter-se até a Agência Portuguesa do Ambiente emitir o seu parecer".

"Enquanto não obtivermos o resultado das análises a bandeira azul vai continuar arriada", reforçou o comandante.

A Praia do Cabo do Mundo foi fechada após ter sido detetado, na sexta-feira, um "escorrimento para o mar" com origem alegadamente numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) que existe em Leça da Palmeira (Matosinhos).

"À vista desarmada a praia apresenta-se limpa depois dos serviços da Câmara de Matosinhos terem feito a limpeza do areal", divulgou Rodrigues Campos, sem que isso possa ser "entendido como a praia estar pronta" par receber os veraneantes.

A Câmara de Matosinhos admitiu no sábado que a praia poderia vir a ser reaberta hoje com bandeira azul, tendo em conta a "pouca quantidade derramada" para o areal, mas, até ao momento, essa realidade continua por confirmar-se.

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Guimarães delimita áreas de reabilitação em parques industriais e centros históricos

A Câmara de Guimarães procedeu à delimitação das áreas de reabilitação urbana dos parques industriais de Gandara, Barco, e de São João de Ponte, e dos centros históricos de Brito e de Moreira de Cónegos, foi esta terça-feira anunciado.

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.