Movimento satisfeito com inclusão do Metro Mondego nos projetos prioritários

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 28 jan (Lusa) - O Movimento Cívico de Coimbra, Lousã, Miranda do Corvo e Góis congratulou-se hoje pelo facto de o Metro Mondego figurar entre os 15 projetos ferroviários mais valorizados pela comissão encarregada de selecionar as obras a candidatar a fundos europeus.

Segundo o relatório a que a Lusa teve hoje acesso, o metro surge em 15.º lugar, com um primeiro investimento previsível de 160 milhões de euros, numa lista de 30 projetos de mobilidade ferroviária "elegíveis para incentivos comunitários" e selecionados pelo grupo de trabalho criado pelo Governo.

"É uma boa notícia e espero que o Governo candidate a obra aos fundos comunitários. Espero que a classe política honre os seus compromissos e a obra seja concretizada", sublinhou à agência Lusa o porta-voz do movimento, Jaime Ramos.

A inclusão do metro do Mondego na lista dos projetos de natureza ferroviária que o grupo de trabalho considerou prioritários para o período 2014-2020 foi confirmada hoje à tarde à Lusa pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC), Pedro Saraiva, que se congratulou com "esta boa notícia".

Trata-se de um conjunto de projetos que "apresentam potencial para obtenção de uma taxa de comparticipação maior ou igual a 80 %", segundo o relatório entregue na segunda-feira ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

"Compreendo a necessidade nacional para se apostar na balança externa, investindo em projetos estruturantes de transporte de mercadorias, ao nível ferroviário e marítimo, mas não se podem esquecer projetos como o Metro Mondego e outros, muito importantes para a região de Coimbra", sublinhou ainda Jaime Ramos.

AMV (CSS) // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.