Proteção Civil emite alerta amarelo para dez distritos do continente

| Norte
Porto Canal / Agências

CORREÇÃO Lisboa, 28 jan (Lusa) - A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um alerta amarelo para dez distritos do continente entre as 13:00 de hoje e as 20:00 de quarta-feira, devido à precipitação, vento forte, neve e agitação marítima.

Em comunicado, a ANPC informa que os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Porto, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu se encontram no nível amarelo do Estado de Alerta Especial, do Sistema Integrado de Operações de Socorro (SIOPS) para o Dispositivo Integrado de Operações de Protecção e Socorro (DIOPS).

Após contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e devido à previsão de mau tempo, a entidade decidiu emitir o alerta amarelo, que pressupõe "um aumento da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de ações preparatórias para eventuais intervenções no domínio da proteção e socorro".(Retifica no título, no primeiro e no segundo parágrafos o número de distritos em alerta Amarelo. A Autoridade Nacional de Proteção Civil corrigiu a informação dada anteriormente, acrescentando Bragança à lista dos distritos com alerta)

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), colocou hoje, e até sexta-feira, quinze distritos do continente sob aviso laranja devido à previsão de forte agitação marítima e queda de neve.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Porto, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima prevendo-se ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo, durante a manhã e tarde de quarta-feira, ser de seis a sete metros.

Estes dez distritos vão estar sob aviso laranja entre a 01:00 de hoje e as 12:00 de quinta-feira.

Também sob aviso laranja estão os distritos Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Guarda e Castelo Branco por causa da queda de neve acima dos 600 a 800 metros entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira.

Ainda por causa da neve, o IPMA colocou os distritos Porto, Viseu, Bragança, Coimbra sob aviso amarelo entre as 15:00 de hoje e as 00:00 de quarta-feira.

De acordo com o comunicado da Proteção Civil, as regiões do litoral podem vir a registar vento a soprar forte a partir da tarde de hoje, com rajadas na ordem dos 80 quilómetros/hora.

Já a norte, em especial nos distritos de Viana do Castelo Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro prevê-se precipitação contínua, pontualmente forte e na forma de granizo acompanhada de trovoada até à manhã de quarta-feira.

A Proteção Civil aconselha, entre outras medidas, a que a população adote uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo em especial cuidado a possível formação de lençóis de água e a acumulação de neve, à colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve.

Alerta ainda para que as populações tenham especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas.

RCP (DD) // HB/SB

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.