Amorim Pereira (PSD) "ainda não percebeu nada do que aconteceu no Porto" - Rui Moreira

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 28 jan (Lusa) - O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou hoje comentar declarações de Amorim Pereira (PSD) a propósito renúncia de Daniel Bessa ao cargo de presidente da Assembleia Municipal, acusando-o de "não perceber nada do que aconteceu" nesta cidade.

"Não comento as declarações de líderes partidários que ainda não perceberam nada do que aconteceu no Porto nos últimos meses e continuam a não perceber", disse o independente Rui Moreira, à margem de uma conferência de imprensa sobre fundos comunitários.

Na segunda-feira, o presidente da Assembleia Municipal do Porto, Daniel Bessa, renunciou ao cargo, alegando motivos pessoais. Em comentário à decisão, o vereador do PSD Amorim Pereira disse que esta resignação "mostra clivagens e problemas graves" no projeto do presidente da Câmara, Rui Moreira.

A renúncia de Daniel Bessa foi conhecida pouco antes do início da sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto, que foi dirigida pela vice-presidente, a socialista e ex-secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino que teve conhecimento desta renuncia através de uma carta de Daniel Bessa.

Daniel Bessa invocou "razões pessoais" para renunciar ao cargo, mas o social-democrata disse não acreditar que o também ex-ministro da Economia dos Governos de António Guterres, "abandonasse o projeto de que fazia parte, com protagonismo, que não fosse por razões muito fortes de índole política".

Rui Moreira disse, ainda na noite de segunda-feira, ter sido "apanhado de surpresa" pela renúncia de Daniel Bessa, não querendo alongar-se em considerações sobre as razões que levaram a esta decisão.

"Se é ele que invoca motivos de ordem pessoal, não nos cabe a nós e a mim pôr em questão aquilo que são motivos de ordem pessoal", considerou, então, o presidente da Câmara.

Já hoje, alguns deputados municipais disseram à Lusa que a renúncia do presidente da Assembleia Municipal do Porto obriga à eleição de uma nova mesa daquele órgão, podendo qualquer dos partidos apresentar candidatura.

PYT (AYM/JF/ACG) // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.