Cristiano Ronaldo entre os nomeados ao prémio de melhor jogador da FIFA

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Zurique, Suíça, 24 jul (Lusa) - O internacional português Cristiano Ronaldo integra a lista de 10 nomeados para o prémio 'The Best', através do qual a FIFA distingue o melhor futebolista da época 2017/2018 e que o avançado já conquistou cinco vezes.

Além do único português na lista, eleito melhor jogador do mundo em 2008, 2013, 2015, 2016 e 2016/2017, destaca-se a presença do internacional argentino Lionel Messi, distinguido também por cinco vezes (2009, 2010, 2011, 2012 e 2014).

O jogador português, que, aos 33 anos, se transferiu este mês do Real Madrid para a Juventus, por 100 milhões de euros, conquistou na época passada a Liga dos Campeões, a Supertaça Europeia, o Mundial de clubes e a Supertaça de Espanha, tendo marcado 44 golos em 44 jogos pelo clube espanhol.

Messi, de 31 anos, avançado do rival FC Barcelona, sagrou-se campeão espanhol e venceu a Taça do Rei do Espanha, tendo ainda conquistado a Bota de Ouro europeia, com 34 golos marcados na Liga espanhola, de um total de 45 - em todas as competições -, em 54 jogos.

Integram também a lista os avançados Antoine Griezmann (Atlético de Madrid) e Kylian Mbappé (Paris-Saint-Germain), elementos-chave na vitória da França no Mundial2018, e o médio Luka Modric (Real Madrid), designado melhor jogador do Campeonato do Mundo, depois de ter ajudado a Croácia a atingir a final.

Entre os nomeados, selecionados por um "painel de peritos em futebol", pelo desempenho entre 03 de julho de 2017 a 15 de julho de 2018, estão ainda os belgas Kevin De Bruyne (Manchester City) e Eden Hazard (Chelsea), o inglês Harry Kane (Tottenham), melhor marcador do Mundial2018, o egípcio Mohamed Salah (Liverpool) e o francês Raphaël Varane (Real Madrid).

No total, todos os designados alinham em clubes na Europa e apenas dois -- Messi e Salah - não representam seleções europeias, grandes dominadoras do Campeonato do Mundo realizado na Rússia, cujas meias-finais foram disputadas por quatro países deste continente. O brasileiro Neymar é um dos grandes ausentes.

A França, com três futebolistas, está em maioria na lista da FIFA, seguida da Bélgica, com dois, enquanto o Real Madrid é o clube mais representando, também com três -- entre os quais Cristiano Ronaldo --, enquanto todas as outras equipas têm apenas um jogador entre os possíveis eleitos.

Nos 10 nomeados para o prémio de melhor treinador da época estão Massimiliano Allegri (Juventus), Stanislav Cherchesov (Rússia), Zlatko Dalic (Croácia), Didier Deschamps (França), Pep Guardiola (Manchester City), Jürgen Klopp (Liverpool), Roberto Martínez (Bélgica), Diego Simeone (Atlético de Madrid), Gareth Southgate (Inglaterra), Ernesto Valverde (FC Barcelona) e Zinédine Zidane (Real Madrid).

Em contraponto com o setor masculino, no feminino há a garantia de uma nova vencedora, uma vez que a holandesa Lieke Martens, que foi eleita a melhor futebolista mundial na época passada, não integra a lista de nomeadas, tal como a norte-americana Carli Lloyd, vencedora em 2015 e 2016.

A votação para a atribuição dos galardões de melhores futebolistas e treinadores da época 2017/2018 decorre entre 24 de julho e 10 de agosto, estando a cerimónia de entrega de prémios marcada para 24 de setembro, em Londres.

RPC // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão.