Washington apela ao Presidente da Ucrânia para trabalhar com a oposição

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 28 jan (Lusa) - O vice-presidente norte-americano, Joe Biden, apelou ao Presidente ucraniano Viktor Ianoukovitch para retirar as forças antimotim e trabalhar com a oposição para reduzir as tensões, numa conversa telefónica na segunda-feira.

Joe Biden advertiu também o Presidente ucraniano que "decretar o estado de emergência ou tomar qualquer outra medida de segurança tão severa iria piorar a situação e reduzir o espaço para uma resolução pacífica" da crise, indicou a Casa Branca em comunicado.

A tensão aumentou desde que em novembro passado o Governo recuou na assinatura de um acordo de associação com a União Europeia em favor do reforço das relações com a Rússia.

Na segunda-feira, o líder da oposição ucraniana Arseniy Yatsenyuk recusou formalmente uma oferta para ser primeiro-ministro, tendo o Governo e a oposição concordado em abolir as controversas leis anti-protesto, anunciou a Presidência da Ucrânia, em comunicado.

No domingo, milhares de pessoas, incluindo líderes da oposição ucraniana, assistiram às cerimónias fúnebres de um jovem manifestante em Kiev, morto na semana passada nos confrontos violentos entre manifestantes e a polícia.

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, desloca-se hoje à Ucrânia para tentar ajudar a aliviar a tensão naquela ex-república soviética.

Nos últimos dias, a violência voltou à capital ucraniana e a outras cidades do país, tendo-se assistido à ocupação de edifícios oficiais durante os protestos para exigir a demissão de Víktor Ianukovich e do seu Governo.

FV (JF/APN)// JCS.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.