Ex-gestor dos fundos europeus para o Norte critica "tentativa de gestão centralizada"

| Norte
Porto Canal

O antigo gestor do Programa Operacional Regional do Norte Mário Rui Silva afirmou partilhar as preocupações do presidente da Câmara do Porto quanto a "uma tentativa de gestão mais centralizada" dos próximos fundos comunitários (2014-2020).

Em declarações à Lusa, o também coordenador do Gabinete de Estudos da Federação Distrital do PS/Porto disse, no entanto, não ter "qualquer indício de que o Norte terá um menor acesso aos fundos" comunitários, adiantando que a verba que a região receberá será "semelhante à do QREN" (Quadro de Referência Estratégica Nacional) anterior.

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, "disse que o orçamento [para o Norte] aumentava, mas isso factualmente não é bem assim", afirmou Mário Rui Silva, à margem de uma iniciativa do PS/Porto sobre "O Novo Ciclo da Política de Coesão (Portugal 2020)".

O responsável explicou que neste novo Quadro Comunitário de Apoio (QCA) "a verba FEDER prevista para o Norte mantém-se ao nível do QREN e o que se passa é que o Fundo Social Europeu, que era gerido por um programa nacional, agora uma parte vai ser gerido também pelos programas regionais".

"O aumento [anunciado por Poiares Maduro de 24,8%] reflete isso, ou seja, não se traduz num maior acesso [de verbas] do Norte", sustentou o ex-gestor do programa regional ON.2.

"Onde eu partilho as preocupações de Rui Moreira é em alguns indícios de uma certa tendência que poderá levar a uma tentativa de uma gestão mais centralizada dos fundos", disse.

"Que há indícios para uma tendência de uma gestão mais centralizada dos fundos há, e esses indícios começam desde logo a vir de Bruxelas", frisou.

Segundo o ex-gestor, a Comunidade Europeia e os seus serviços adotaram para este novo Quadro Comunitário "um conjunto de disposições em que aparentemente querem ter um maior controlo sobre as opções e prioridades definidas pelos países e pelas regiões, o que é discutível".

"E admito também que ao nível do Governo a questão seja percecionada, nomeadamente por alguns ministros, no sentido de quererem uma gestão mais centralizada", frisou.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, pediu na sexta-feira ao secretário de Estado do Desenvolvimento Regional que forneça à autarquia "os documentos pertinentes" que demonstrem que não há razão para preocupação sobre os próximos fundos comunitários.

A Câmara do Porto aprovou na terça-feira, com a abstenção de dois dos três vereadores do PSD, uma moção em que reclama participar ativamente na negociação do próximo QCA e em que afirma que "a Comissão Europeia recusou assinar o acordo de parceria proposto pelo Estado português por considerar que este não acautelava os mecanismos de promoção de coesão territorial e de valorização das regiões de convergência, nomeadamente da região Norte".

O comissário europeu para a Política Regional, Johannes Hahn, garantiu nunca ter havido críticas de Bruxelas a qualquer centralismo de Lisboa e discriminação do Norte do país nas propostas do Governo para o próximo Quadro Comunitário de Apoio.

"Não é verdade, em absoluto, como foi incorretamente reportado pela imprensa, que a Comissão tenha feito referências negativas à proposta [do Governo português] de Acordo de Parceria para a convergência das regiões, em particular para a região Norte. Nunca essas referências foram feitas", afirma Hahn num comunicado a que a agência Lusa teve acesso.

Na quinta-feira, em Montalegre, o ministro Miguel Poiares Maduro afirmou que o Programa Operacional Regional vai ter um aumento de 24,8% no Norte, pelo que as críticas de alguns autarcas "não têm qualquer correspondência" com a realidade.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.