PSD/Porto exige pedido de desculpas de Rui Moreira à cidade por faltar à verdade

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 22 jan (Lusa) -- A concelhia do PSD/Porto e dois vereadores na autarquia exigiram hoje que o presidente da Câmara do Porto faça "um pedido de desculpas formal à cidade" pela "vergonha institucional" de ter faltado à verdade na questão dos fundos comunitários.

A Câmara do Porto aprovou na terça-feira uma moção afirmando que "a Comissão Europeia recusou assinar o Acordo de Parceria proposto pelo Estado português por considerar que este não acautelava os mecanismos de promoção de coesão territorial e de valorização das regiões de convergência, nomeadamente da região Norte".

Em reação, o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional alertou para as "incorreções objetivas" desta moção, enquanto a Comissão Europeia também desmentiu a autarquia, afirmando que qualquer sugestão de que as propostas de Portugal para o Acordo de Parceria foram recusadas resulta do desconhecimento da natureza do processo.

Hoje, em comunicado enviado à agência Lusa assinado pelo presidente da concelhia do PSD/Porto e por dois dos três vereadores sociais-democratas na autarquia, Amorim Pereira e Ricardo Almeida, Rui Moreira é acusado de ter faltado à verdade.

"O PSD da Cidade do Porto e os vereadores subscritores deste documento exigem um pedido de desculpas formal à cidade por parte do presidente da Câmara do Porto, pela vergonha institucional que sujeitou a cidade quando através de posições públicas demagógicas, demonstraram a falta de preparação para falar a verdade", referem.

Os subscritores "estranham" ainda esta posição de Rui Moreira "de enaltecer um regionalismo meramente provinciano", recordando que em dezembro o Secretário de Estado Castro Almeida reuniu, no Porto, com o presidente da câmara "precisamente sobre a questão dos fundos comunitários".

"A bem da verdade e da ética política exige-se um retratamento do presidente da Câmara do Porto", pedem.

A Câmara do Porto reclamou na terça-feira participar ativamente na conceção e negociação do próximo Quadro Comunitário de Apoio (QCA), aprovando uma moção em que manifesta também preocupação por "nada saber" sobre as suas prioridades.

A proposta foi apresentada em reunião privada do executivo pelo presidente da autarquia, Rui Moreira, sendo aprovada com 11 votos a favor e as abstenções de dois dos três vereadores do PSD.

JF (JAP/MSP) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.