Artistas Ricardo Jacinto e Pedro Tropa abrem as portas do seu trabalho nos Açores

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 27 jun (Lusa) - O Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, promove no sábado um 'open studio' com os artistas Pedro Tropa e Ricardo Jacinto, um espetáculo integrado no projeto "Geometria Sónica", revelou a instituição açoriana.

O projeto "Geometria Sónica", iniciado com a "Exposição-Índice", surgiu em protocolo com a estação pública RTP, desenvolvendo uma "produção artística expositiva e performativa".

Resultante das residências artísticas, o projeto de Ricardo Jacinto e Pedro Tropa "tem vindo a ser desenvolvido desde 18 de junho, e será apresentado no 3.º ciclo expositivo deste projeto, em janeiro de 2019", diz o Arquipélago, sendo que já este sábado há, entre as 14:00 e as 16:00, uma primeira amostra do trabalho de ambos.

Para o centro de artes açoriano esta iniciativa permite "trabalhar a partir de um dos grandes arquivos sonoros e visuais do século XX de Portugal, o arquivo audiovisual da RTP", os quais Nuno Faria e Nicolau Tudela, enquanto curadores, selecionaram 13 artistas portugueses e estrangeiros.

"Serão produzidos trabalhos novos para as exposições que virão a seguir, e teremos um programa paralelo, cuja programação que será feita entre os curadores do projeto e os programadores do festival Tremor, e que vai abranger artes performativas, música e um conjunto de pessoas que vão fazer conferências que são dos Açores e que vêm de outros lugares", adiantou Nuno Faria em maio.

O artista Pedro Tropa, natural de Santarém, integra o grupo de artistas da galeria quadrado azul desde 2009, e é professor e responsável do departamento de fotografia do Ar.Co.

Ricardo Jacinto, artista lisboeta, é membro fundador da OSSO Associação Cultural, investigador de doutoramento no Sonic Arts Research Centre, na Queens University Belfast, artista plástico e violoncelista.

FZP/PPF // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Restaurantes têm dois meses para deixar de vender copos de plástico de uso único

Os estabelecimentos comerciais de bebidas e restaurantes de Lisboa vão dispor de 60 dias para começaram a aplicar as regras que proíbem a venda para fora de copos de plástico de utilização única, após o que arriscam ser multados.

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.