Direção do PSD sem medo de investigação e com disponibilidade para colaborar

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 27 jun (Lusa) -- O secretário-geral do PSD, José Silvano, revelou hoje que inspetores da Polícia Judiciária estão ainda na sede nacional do partido e assegurou que a atual direção "não tem medo" de qualquer investigação "doa a quem doer".

Em conferência de imprensa na sede do PSD, em Lisboa, sobre a operação de buscas que a Polícia Judiciária (PJ) realizou hoje em todo o país, incluindo a autarquias, sociedades e instalações partidárias, José Silvano frisou que a investigação que está a decorrer incide "sobre factos anteriores à eleição deste líder e desta direção".

"Quando assumimos a direção do partido, Rui Rio e eu próprio assumimos publicamente estes princípios: não tínhamos medo de nada de ninguém, o mandato para que fomos eleitos teria como foco principal o combate à corrupção, compadrios e falta de transparência na vida política e nunca colocaríamos quaisquer obstáculos à procura da verdade, doesse a quem doesse", sublinhou.

Por essa razão, hoje quando foi "surpreendido" com um mandado de busca na sede nacional do PSD -- onde estão consolidadas as contas de todas as estruturas do partido -- o partido disponibilizou "todos os documentos pedidos e espaços para consulta sem quaisquer restrições", numa operação que ainda decorre na sede da São Caetano à Lapa.

Sobre consequências internas, José Silvano recusou pronunciar-se sobre pessoas e casos concretos -- dizendo que a comunicação social parece ter mais informações do que o PSD -- e salientou que estas só poderão vir a acontecer caso haja uma sentença com trânsito em julgado.

SMA // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.