PJ realiza buscas em estruturas do PS e do PSD e juntas de freguesia em Lisboa

PJ realiza buscas em estruturas do PS e do PSD e juntas de freguesia em Lisboa
| País
Porto Canal com Lusa

A Polícia Judiciária (PJ) está esta quarta-feira a realizar buscas na concelhia de Lisboa do PS, na distrital de Lisboa do PSD e em três juntas de freguesia da capital, confirmaram à Lusa fontes partidárias.

Atualizado 27-06-2018 13:43

Fonte oficial do PS confirmou que a PJ e o Ministério Público se deslocaram esta manhã à sede do partido e à concelhia de Lisboa.

"O PS colaborou em tudo o que lhe foi solicitado pelas autoridades", referiu à agência Lusa fonte oficial dos socialistas.

Fonte do PSD disse à Lusa que que estão a ser realizadas buscas na distrital de Lisboa e nas juntas de freguesia de Santo António, Estrela e Areeiro.

Segundo a mesma fonte, estão em investigação alegados “favorecimentos a militantes” do partido, “através de ajustes diretos”, para a contratação de pessoal e a adjudicação de serviços a empresas ligadas ou controladas por dirigentes políticos.

A investigação é coordenada pelo Ministério Público no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

A notícia da realização de buscas foi adiantada pela edição ‘online’ da revista Sábado.

De acordo com a revista, a Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ e o Ministério Público estão a realizar as buscas, que decorrem também nos serviços centrais da Câmara de Lisboa, nos serviços de Urbanismo da autarquia, no Campo Grande, e noutras cidades do país.

Em causa, refere a Sábado, estão suspeitas da prática de crimes económico financeiros decorrentes da contratação de pessoal e da adjudicação direta de serviços a empresas ligadas ou controladas por dirigentes políticos sobretudo do PSD.

Um dos principais visados na operação, indica a revista, é o social-democrata Carlos Eduardo Reis, conselheiro nacional do PSD e ex-presidente da JSD de Braga que apoiou Santana Lopes nas últimas diretas para a liderança do partido.

Carlos Reis controla várias empresas que ganharam inúmeras adjudicações diretas de autarquias controladas pelo PSD e também pelo PS, acrescenta a Sábado.

Também na sua edição ‘online’, o Jornal de Notícias (JN) avança que as buscas da Polícia Judiciária têm por alvos instalações do PSD e do PS, câmaras municipais, juntas de freguesia, empresas, escritórios de advogados e domicílios particulares.

A operação, indica, decorre no âmbito de um inquérito em que são investigados, entre outros, crimes de corrupção.

O JN acrescenta que as buscas decorrem entre os distritos de Braga e Faro e também nas ilhas, sendo que em Lisboa visam, entre outros alvos, instalações da distrital do PSD, da concelhia do PS, bem como as juntas de freguesia do Areeiros, da Estrela e de Santo António.

Segundo o JN, apesar de também apontar para o PS, a investigação visa uma rede de clientes que envolve maioritariamente empresas e autarquias lideradas por militantes do PSD. Estão em causa os contratos adjudicados por duas a três dezenas de autarquias, entre câmaras municipais e juntas de freguesia, a várias empresas.

Contactado pela Lusa, o presidente da Junta de Freguesia do Areeiro, Fernando Braamcamp (PSD), confirmou que foi avisado pelo tesoureiro da autarquia de que a PJ estava na junta “a ver contratos”.

“Estou agora a dirigir-me para lá. A documentação é pública, não há nada a esconder”, disse, às 10:15.

Já o presidente da Junta de Freguesia de Santo António, em Lisboa, Vasco Morgado (PSD), disse à Lusa, pelas 10:40, que até àquela hora não tinha chegado nenhum inspetor da PJ: “Não veio cá ninguém. Se calhar virão, até à hora ainda não. Também soube pelo jornal”, afirmou o autarca.

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).