Aguiar-Branco nega negócios com Martifer e pede justiça contra Ana Gomes

Aguiar-Branco nega negócios com Martifer e pede justiça contra Ana Gomes
| Norte
Porto Canal

O ministro da Defesa Nacional declarou hoje o seu escritório de advogados nunca teve negócios com o grupo Martifer, à saída do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP), onde depôs num processo contra a eurodeputada Ana Gomes.

"Espero que se faça justiça. Aquilo que eu estou a fazer é aquilo que qualquer cidadão deve fazer quando vê o seu bom nome e a sua honorabilidade posta em causa. É isso que se espera em democracia e é isso que se espera do exercício de cidadania. Há limites que não podem ser ultrapassados e na política como na vida não vale tudo", afirmou.

José Pedro Aguiar-Branco falava aos jornalistas à saída do DIAP, no Campus de Justiça, Lisboa, após prestar declarações no âmbito do processo judicial contra a eurodeputada do PS Ana Gomes, contra a qual apresentou queixa por difamação.

Em novembro passado, em declarações na TVI24, Ana Gomes criticou o processo de subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e defendeu que "é preciso verificar" eventuais "negócios" entre o escritório de advogados do ministro e o grupo Martifer, que venceu o concurso público internacional para a subconcessão.

Questionado pelos jornalistas sobre se o seu escritório de advogados tem negócios com aquele grupo, Aguiar-Branco respondeu que "como é óbvio não tem".

"Aliás, essas graves suspeitas infundadas ultrapassam todos os limites e essa ultrapassagem de limites é que determinou a queixa", afirmou.

O ministro não esclareceu se pede alguma indemnização, afirmando que isso se verá "mais tarde".

"A senhora deputada lançou infundadamente suspeitas e pôs em causa o meu bom nome. Eu tenho vida para lá de ministro. Estou ministro, tenho família, tenho profissão, tenho amigos, tenho tudo para lá da circunstância em que estou. Não é aceitável que seja posta em causa a honorabilidade de uma pessoa", afirmou, reiterando que "não há nenhum fundamento" nas declarações de Ana Gomes.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.