França e Croácia nos 'oitavos' do Mundial, Argentina em 'maus lençóis'

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 21 jun (Lusa) -- França e Croácia apuraram-se hoje para os oitavos de final do Mundial2018 de futebol, juntando-se à anfitriã Rússia e ao Uruguai, enquanto a Argentina voltou a desiludir e ficou em 'maus lençóis' e o Peru foi eliminado.

No Grupo D, depois do triunfo sobre a Nigéria na estreia (2-0), a Croácia agonizou a crise da Argentina e Lionel Messi, ao vencer os sul-americanos por 3-0, em Nijni Novgorod, e tornou-se a quarta seleção a carimbar a passagem à próxima ronda.

Ante Rebic, aos 53 minutos, depois de um erro enorme do guarda-redes Caballero, Luka Modric, aos 80, com um dos golos da prova, e Ivan Rakitic, aos 90+1, construíram o resultado dos europeus, que passaram a somar seis pontos, contra um de Islândia e Argentina e nenhum da Nigéria.

Na sexta-feira, Islândia e Nigéria defrontam-se em Volgogrado e fecham a segunda jornada do agrupamento.

Em Ecaterimburgo, no Grupo C, a França também já pode festejar a passagem aos 'oitavos', depois de ter vencido por 1-0 o Peru, que ficou com 'bilhete' já marcado para regressar a casa.

Kylian Mbappé marcou, aos 34 minutos, o único tento dos vice-campeões europeus em título, que na primeira ronda tinham batido a Austrália por 2-1.

Os franceses somam seis pontos, contra quatro da Dinamarca, um dos australianos e nenhum dos peruanos.

No primeiro jogo do dia, em Samara, Dinamarca e a Austrália empataram a uma bola e continuam ambas na luta pelo apuramento, embora os escandinavos estejam em bem melhor situação.

Os dinamarqueses adiantaram-se cedo no marcador, aos sete minutos, através de um forte remate à entrada da área de Christian Eriksen, mas a Austrália chegou ao empate ainda na primeira parte, por intermédio de Mile Jedinak, aos 39 minutos, na conversão de uma grande penalidade, mais uma 'marcada' pelo VAR.

LG // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

FC Porto (Voleibol): O grito audaz das tricampeãs. Crónica de jogo

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-2), no Dragão Arena, e volta assim a estar em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão (2-1), disputada à melhor de cinco.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.