Centro Hospitalar Lisboa Norte pede explicações urgentes sobre perda de vagas para formar médicos

Centro Hospitalar Lisboa Norte pede explicações urgentes sobre perda de vagas para formar médicos
| País
Porto Canal com Lusa

O Centro Hospitalar Lisboa Norte pediu informação urgente ao Ministério da Saúde sobre a não atribuição de vagas para formar internos nas especialidades de pneumologia, otorriono e imunoalergologia, manifestando surpresa e aludindo à "excelência dos serviços".

Numa carta enviada à Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), a administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), que integra o Santa Maria e o Pulido Valente, manifesta surpresa por não terem sido atribuídas vagas para formar médicos em três especialidades e solicita "informação urgente" sobre as razões e pressupostos que o determinaram.

"Em momento algum a ACSS nos contactou em relação a eventuais dúvidas sobre a capacidade formativa do CHLN (...) ademais em especialidades em que temos tradição de bem formar especialistas para o sistema nacional de saúde", refere a administração do Centro Hospitalar na carta, a que a agência Lusa teve acesso, documento que foi dado a conhecer igualmente aos gabinetes do ministro e secretários de Estado da Saúde.

A administração do CHLN lembra ainda que o mapa de vagas é "muito inferior ao número de candidatos à formação de especialização médica", razão pela qual a administração se sente ainda mais surpreendida.

Segundo o mapa de vagas de acesso às especialidades médicas, o CHLN perdeu a capacidade formativa para 2019 em três áreas, uma delas a pneumologia, quando o Pulido Valente é considerada a maior escola do país nesta especialidade.

Há cerca de uma semana, o bastonário dos Médicos, Miguel Guimarães, explicou à Lusa que o serviço de pneumologia do CHLN está a ser avaliado, na sequência de denúncias relativas a situações irregulares, como o caso de internos que estariam a fazer urgência sozinhos, sem tutela de um especialista. Esta situação, que está a ser avaliada pela Ordem, levou a que não fossem abertas vagas para pneumologia no CHLN, confirmou o bastonário.

Contudo, a administração do CHLN escreveu também uma carta à Ordem dos Médicos, afirmando que "o serviço possui todos os requisitos para manter a idoneidade e capacidade formativa".

O CHLN pediu ainda à Ordem explicações sobre a não atribuição de vagas para a especialidade de otorrinolaringologia, reiterando um pedido que já havia feito em abril, quando soube através da comunicação social que ia ser retirada capacidade formativa ao centro hospitalar em otorrino.

A administração hospitalar indica que no início de maio, já depois de ter tido conhecimento pelos jornais da intenção da retirada de capacidade formativa, foram enviados pelo serviço de otorrino à Ordem dos Médicos documentos para ser feita uma reavaliação do serviço, que estará ainda em curso.

Quando o mapa das capacidades formativas foi conhecido, o bastonário dos Médicos disse que as vagas a atribuir foram avaliadas "de forma rigorosa" e que há uma "clara fundamentação" nos casos em que não são atribuídas vagas. "A capacidade formativa depende da capacidade do serviço. A preocupação da Ordem é garantir que a formação dos especialistas é feita com qualidade. Temos uma elevada qualidade na formação e esse é o nosso principal objetivo", disse.

Pelo segundo ano seguido, cerca de 700 médicos deverão ficar sem vaga para fazer a sua especialidade, já que o mapa das capacidades formativas tem 1.665 vagas para 2.365 candidatos.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.