EUA/Coreia do Norte: NATO saúda "cimeira histórica" e esforços de desnuclearização

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 12 jun (Lusa) - O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, considerou hoje "histórica" a cimeira entre os EUA e a Coreia do Norte, em Singapura, saudando os esforços para a desnuclearização da península coreana.

"A NATO saúda a cimeira histórica entre o Presidente dos Estados Unidos [Donald Trump] e o líder da República Popular Democrática da Coreia [Kim Jong-un]", segundo um comunicado de imprensa de Stoltenberg.

O responsável salientou que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa) "apoia todos os esforços que conduzam a uma desnuclearização da Península Coreana, sendo que o cumprimento deste objetivo contribuirá para a segurança dos aliados, da região e de toda a comunidade global.

Os líderes dos EUA e da Coreia do Norte apertaram hoje as mãos e acordaram a "total desnuclearização" da península coreana, com Donald Trump a passar a imagem de uma reunião de sucesso.

Na declaração inicial, Trump disse que deu "garantias de segurança" à Península coreana e que em troca recebeu a promessa de total desnuclearização do programa de armamento norte-coreano, considerando que as negociações correram "muito bem", mas avisando que o processo é longo e que deverá ser necessário um segundo encontro com o seu homólogo norte-coreano.

IG // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.