Manuel Fernandes só pensa em "ganhar todos os jogos"

| Desporto
Porto Canal com Lusa

O futebolista Manuel Fernandes garantiu esta segunda-feira que Portugal encarará todos os jogos do Mundial2018 com o único pensamento na vitória, considerando que uma atitude diferente é abrir a porta ao desaire.

Atualizado 11-06-2018 15:49

"Seria importante Portugal começar este campeonato a pontuar, mas acima de tudo pensar que temos a possibilidade de ganhar o jogo [na sexta-feira frente à Espanha em Sochi]. Se formos para o encontro inaugural a pensar e jogar para empatar - coisa que Portugal não faz -, a derrota será mais provável", avisou.

O atleta do Lokomotiv de Moscovo foi perentório na ambição: "O nosso objetivo será vencer todos os jogos do grupo e a partir daí veremos o que fazer mais lá para a frente".

O médio assume que a estreia é "muito importante" para a carreira da seleção, até porque um êxito "reforçará mentalmente" o conjunto liderado por Fernando Santos, que defrontará ainda Marrocos a 20 de junho em Moscovo e o Irão de Carlos Queiroz a 25 em Saransk.

Do outro lado vai estar a Espanha, campeã do Mundo em 2010 e da Europa em 2008 e 2012 e agora treinada pelo ex-portista Julen Lopetegui.

"Não sei se trará algum benefício [defrontar na estreia uma equipa poderosa], porém é um jogo muito importante e podemos sair muito reforçados frente a uma equipa candidata a ganhar o mundial e também o grupo", disse.

Manuel Fernandes deseja triunfos e, preferencialmente, deixando uma boa imagem, mas, tendo de escolher, não tem dúvidas: "A imagem também é importante, no entanto o resultado é mais. Preferimos jogar bem e vencer, mas se não for o caso fico com o resultado, pois vitórias morais não dão muita coisa".

O atleta, que teve uma experiência no Valência espanhol, garante que o rival ibérico "tem bastante respeito" por Portugal e considera que vai manter a sua filosofia de jogo "com muita posse de bola".

"É um grupo difícil. A Espanha é teoricamente a mais forte, porém Marrocos e Irão chegam cá com registos quase imaculados. Seria um erro não dar muito valor a essas seleções. A Espanha é muito forte e séria candidata a ganhar o Mundial, contudo teremos a mesma seriedade em campo com Marrocos e Irão", avisou.

Confesso adepto do futebol do espanhol Iniesta, Manuel Fernandes valoriza os 23 portugueses e garante que "não escolheria nenhum especial para jogar pela seleção" lusa.

O atleta de 32 anos sabe que será complicado ser titular, mas espera poder ajudar Portugal, socorrendo-se da sua polivalência no meio campo.

"Será difícil. Provavelmente o meio campo é o setor da seleção mais difícil para jogar. Tenho as mesmas chances dos meus colegas, mas será muito difícil integrar o onze inicial", concluiu.

+ notícias: Desporto

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).

Tudo preparado para receber as eleições do FC Porto 2024-2028

O Estádio do Dragão já está pronto para receber as eleições dos órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, que têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.

A perder por dois, Gil Vicente empate frente ao Arouca depois dos 90 minutos

O Gil Vicente-Arouca, que arrancou pelas 20h15, abriu a 31ª jornada da primeira liga e acabou empatado a duas bolas. Os arouquenses estiveram a vencer por duas bolas a zero mas a equipa de Tozé Marreco conseguiu dar a volta no resultado e marcar dois golos já após os 90 minutos.